Estratégia de prevenção para o abuso sexual de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v2i1.12214

Palavras-chave:

Abuso sexual infantil, Educação Sexual, Proteção da criança

Resumo

O presente trabalho busca identificar na literatura como a educação sexual pode ser utilizada para prevenir o abuso sexual de crianças e adolescentes. Através de uma revisão integrativa da literatura buscamos artigos publicados nas bases de dados Pubmed, Wef of Science e Scopus, e por meio de critérios predefinidos chegamos a um total de 8 artigos, caracterizados quanto ao nível de evidência e principais achados. A partir da inferência dos dados, foi possível agrupar os resultados em duas categorias temáticas principais e seus desdobramentos, sendo identificadas estratégias elaboradas de acordo com a fase da criança, que objetivava ensinar de forma lúdica sobre toque adequado e inadequado, como perceber e se proteger de situações de risco e ter mais consciência sobre essas dinâmicas de autoproteção. A educação em sexualidade é uma das melhores estratégias de prevenção ao abuso sexual infantil e de adolescentes, e apesar de ainda ser um tabu, em muitos contextos brasileiros, já se percebe a movimentação para capacitações e estratégias.

Biografia do Autor

Isabelle Carolline Veríssimo de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007.2). Mestre em Saúde Coletiva pela UFPE. Atualmente é Fisioterapeuta concursada da EBSERH, lotada na UTI Clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio- UFC. Já foi fisioterapeuta da Marinha do Brasil (5 anos), onde atuou no Hospital Naval de Recife - PE. Tem experiência na área de Fisioterapia, além da área de ensino e é dotada de iniciativa em pesquisas para aprimoramento de seu conhecimentos. Amante da Saúde Pública. Aprovada em 6 concursos públicos. Doutorado em andamento em Saúde Coletiva, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Vitória da Silva Ricardo, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício De Nassau De Fortaleza – UNINASSAU (2021). Possui especialização em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Atualmente é psicóloga clínica - Clínica Crescer, e realiza atendimentos online.

Isabel Regiane Cardoso do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Gestão em Saúde pela UECE. Especialista em Cancerologia na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará. Especialista em Psicologia da Saúde pelo CRP-CE 11ª Região. Especialista em Gestão em Saúde pela UECE. Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Stella Maris. Psicóloga pela Universidade Católica Rainha do Sertão - FCRS. Atuou na coordenação da Residência Multiprofissional em Pediatria do Hospital Infantil Albert Sabin, Fortaleza-CE. Atua como Docente e Supervisora de Estágios Profissionalizantes no curso de graduação em Psicologia da Faculdade Ari de Sá (FAS) e da Universidade Estadual do Ceará(UECE). Areas de interesse e estudo: Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar, Psico-oncologia; Psicologia Clínica de base fenomenológica-existencial; Cuidados Paliativos; Políticas Púbicas de Saúde; Saúde Coletiva e Gestão, Planejamento e Avaliação em Saúde; Educação Permanente em Saúde.

Diego da Silva Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro, especialista em saúde da família, Mestre em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira( UNILAB); especialista em Informática na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Doutorando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; ex bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2013/2015 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNILAB (PIBIC/UNILAB) 2015/2017; ex-presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem da UNILAB gestão "Enfermagem Atuante 2015/2016"; vinculado ao grupo de pesquisa "Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva" (UNILAB) cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa - CNPq e ex bolsista do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2018/2020).O meu interesse atual de estudo é trabalhar com os seguintes temas: Saúde Mental, Saúde Pública, Inteligência Artificial, Atenção Primária à Saúde, Saúde Sexual e Reprodutiva e Vigilância em Saúde. 

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Publicado

18-03-2024

Como Citar

FARIAS, I. C. V. de; RICARDO, V. da S.; NASCIMENTO, I. R. C. do; FERREIRA, D. da S. Estratégia de prevenção para o abuso sexual de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. e12214, 2024. DOI: 10.70368/gecs.v2i1.12214. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/12214. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos de Revisão

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