A REPRODUÇÃO ANIMAL NO NORDESTE
Schlagworte:
Reprodução animal, Inseminação artificial, VeterináriaAbstract
O presente artigo apresenta uma breve história da medicina veterinária no mundo e importantes informações sobre o início da mesma no Brasil, destacando-se a contribuição da Alemanha na formação de Médicos Veterinários na região Nordeste do País. É evidenciada a relevante participação dos padres beneditinos na criação das instituições de ensino da Agronomia e Veterinária no estado de Pernambuco. Escolas estas que viriam a ser posteriormente a Universidade Federal Rural de Pernambuco. No tocante a Reprodução Animal no Nordeste relata-se o pioneirismo do Prof. José Wanderley Braga responsável pelo nascimento do primeiro animal utilizando a inseminação artificial, tendo sido também o protagonista da primeira colheita e processamento de sêmen bovino no Recife. São apresentados alguns dos médicos veterinários que iniciaram e prestaram relevantes serviços às atividades de Reprodução Animal no Nordeste brasileiro, citando-se também a importância das Universidades para o desenvolvimento desta área. Destaca-se as principais instituições que incrementaram a Reprodução Animal tanto nacional como regional, como os centros de tecnologia de sêmen, o Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, (CBRA) Sociedade Brasileira de Transferência de Embriões (SBTE), dentre outras. Salienta-se a importância do Congresso Norte Nordeste de Reprodução Animal (CONERA) para o desenvolvimento desta área na região de sua abrangência. Relata-se a criação do CONERA e suas edições, além dos Médicos Veterinários outorgados com o Prêmio Hans Merkt. São apresentadas ainda dois a importantes programas de pós-graduação na região que foram significativos para os avanços da Reprodução Animal no Nordeste.
Literaturhinweise
ACADEMIA PERNAMBUCANA DE MEDICINA VETERINÁRIA. Cadeiras, Patronos e Acadêmicos. Cadeira 15 – Patrono José Wanderley Braga (1903-1970). Coleção Plaquetes Acadêmicas, 7. Recife. APMV, p.124-126, 2012.
BIRGEL, E.; DEVELEY, A.; Medicina Veterinária: uma profissão moderna e abrangente. Disponível em: < http://apamvet.com/boletim02.pdf > acesso em: 04 de outubro de 2020.
CÂMARA, B.P.; RAMOS, B.K.C. Instituto de Veterinária de São Paulo Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930 Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz Disponível em: http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br. Acesso em 04 de Outubro de 2020.
GERMINIANI, C.L.B. A história da medicina veterinária no Brasil. Archives of Veterinary Sciences, v.3, n.1, p.1-8, 1998.
HATSCHBACH, P.I. Origem e evolução do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A Hora Veterinária. Porto Alegre, v.6, n.36, p.25-25, 1987.
HATSCHBACH, P.I. Origem e desenvolvimento do Ensino de Medicina Veterinária no Brasil. A Hora Veterinária. Porto Alegre, v.11, n.62, p.41-46, 1991.
KOSHIYAMA, M.H. História da Medicina Veterinária. Disponível em: http://www.vetcardio.50webs.com/mundo.html > Acesso em: 22 de agosto de 2020.
MELO, L.E.H.; MAGALHÃES, F.O.; ALMEIDA, A.V.; CÂMARA, C.A.G. De alveitares a Veterinários: notas históricas sobre a medicina animal e a escola superior de Medicina Veterinária São Bento de Olinda, Pernambuco (1912-1926). História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v.17, n.1, p.107-123, 2010.
MOTA, VILMA Wanderly Braga. José Wanderley Braga. Uma vida dedicada à Medicina Veterinária. Recife. Editora Universitária da UFRPE., 2007. 214p.
MOURA, J.C.A.; VALE, W.G. Cooperação entre Brasil-Alemanha. Medicina Veterinária. 1958-2018. ”Uma história transformadora”. 1a ed., Salvador: Press Color. 2018. 148p.
PPGBIOTEC. https://ppgbiotec.com/portal/ppg-biotec/ppg-biotec.html. Acesso em 04 de Outubro de 2020.
VIEIRA, R.J. A veterinária tem história. O Dia, Região Meio Norte, p.5, 2009.
VIEIRA, R.J. A Reprodução Animal no Nordeste. Informativo da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária INFORMATIVO APMV. Ano 5, n.2, p.8, 2016. 10p.