NAS RIMAS DO AMOR

RAPTO DE MULHERES NA LITERATURA DE CORDEL (NORDESTE, 1900-1950)

Autores/as

Palabras clave:

Amor, Rapto, Cordel, Nordeste

Resumen

Praticado consensualmente, por aqueles impedidos de viver uma paixão, o rapto foi relativamente comum no Nordeste brasileiro, na primeira metade do século XX. Nesse período, o rapto de mulheres também passou a ser tema de diversos folhetos de cordéis, de modo que, neste trabalho, analisamos o interesse dos poetas por essa temática, buscando compreender as representações sociais que estavam sendo construídas em torno das noções de amor, honra, casamento, masculinidade, feminilidade e família. Também problematizamos as diferenças sociais, étnico-raciais, de classe e outros fatores apresentados como impedimentos para o amor, nessa literatura. Consideramos que alguns seguimentos da sociedade resistiam às mudanças que estavam acontecendo, e temiam a perda de determinados padrões sociais e de gênero. Os cordéis de rapto nos aproximam, portanto, desses conflitos sociais e mostram como os poetas corroboraram para a disseminação de valores, buscando manter viva a mulher ideal, o homem viril, a família como finalidade do casamento e a normatização do amor.

 

Biografía del autor/a

Sandra Alves Santiago, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará - UFC, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Publicado

2023-03-05

Cómo citar

SANTIAGO, S. A. NAS RIMAS DO AMOR: RAPTO DE MULHERES NA LITERATURA DE CORDEL (NORDESTE, 1900-1950). CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/10251. Acesso em: 22 jul. 2024.