v. 1 n. 1 (2023): Memória, Espaço e Subjetividades

Arte da capa: Maria Letícia Marinheiro de Oliveira

O fruto amadurece na hora propícia. É com essa certeza, acompanhada do sentimento de alegria e senso de responsabilidade, que apresentamos ao público a CENTÚRIAS – Revista Eletrônica de História, periódico gestado no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET de História. A ideia de criação de uma revista eletrônica de História começou a ser alimentada no primeiro semestre do ano de 2022. Em uma das reuniões semanais do grupo PET, debatíamos acerca da pesquisa histórica desenvolvida pelos alunos do curso de História da FAFIDAM, cujos resultados deveriam alcançar os amantes das tramas e enredos da História. Todavia, essa iniciativa não é recente, haja vista já termos legado para um público mais amplo os livros Vale do Jaguaribe: histórias e culturas (2008), Vale do Jaguaribe: autos do passado (2012) e Vale do Jaguaribe: janelas para o passado (2014). Motivados pela energia criadora de tais projetos editoriais, o grupo de bolsista se sentiu ainda mais estimulado a ser artífice de algum projeto semelhante, razão pela qual passamos a acolher a ideia de criação de uma revista eletrônica que, entre outros objetivos, possibilitaria aos graduandos de História publicarem os resultados de suas pesquisas. Assim, sem demora, passamos a enxergar a revista como um importante instrumento de comunicação acadêmica que não deveria reunir tão somente o público discente, mas, também, professores/pesquisadores dos cursos de História da Universidade Estadual do Ceará e de outras Instituições de Ensino Superior. Portanto, a revista deveria agregar pesquisadores da área da História, independente de suas titulações. Mais do que um espaço para publicação de artigos, entrevistas e resenhas, a CENTÚRIAS almeja contribuir para qualificar a prática da pesquisa no curso de História da FAFIDAM, pois entendemos que isso reverberará positivamente nos Programas de Pós-Graduação e na Educação Básica que poderão, respectivamente, receber alunos mais qualificados na pesquisa e na escrita da história, assim como professores mais competentes para, em suas atividades docentes, explorar a indissociabilidade entre ensino e pesquisa.

 

 

Publicado: 2023-03-05