Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos
Política padrão de seção
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Normas de publicação:
Espaçamento entrelinhas: 1,5
Espaçamento antes do parágrafo: 1,25
- Margens: Superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm.
- Título:Tamanho 12, caixa alta, negrito, centralizado. Na linha abaixo, nome do autor colocado à direita em letra normal sem negrito. O autor deverá submeter o texto inicialmente sem a autoria, para respeitar o processo avaliativo, e, após aceitação, deverá ser informada, além da autoria, o ORCID (Open Researcher and Contributor ID). A Instituição de Ensino deve ser indicada ao lado do nome. O nome do orientador e/ou co-autor do texto deve vir abaixo. O e-mail do autor deve ser colocado logo abaixo do nome. A titulação e demais informações deverão aparecer em nota de rodapé, a partir da marcação do nome do autor, ou dos autores;
- Resumo:Tamanho 12, espaçamento simples, entre 150-250 palavras, além da tradução para o inglês.
- Palavras-chave:de três a seis. Tamanho 12, espaçamento simples.
- Estilo de referenciação: sistema autor-data (AUTOR, ANO).
- As notas de rodapé deverão ser destinadas apenas às notas explicativas, escritas em fonte tamanho 10, espaçamento entrelinhas simples e numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.).
- Citações: até três linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas e referenciadas através do sistema autor-data-página. Citações a partir de quatro linhas devem ser recuadas em 4cm da margem esquerda, com espaçamento entrelinhas simples e fonte tamanho 10.
- l) Se utilizar imagens, tabelas, desenhos, quadros, ou qualquer outro elemento que não seja textual, deve constar no corpo do texto com legenda e referência conforme as regras da ABNT;
- As referências bibliográficas deverão ser colocadas ao final do texto e deverão respeitar as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor;
-
Os interessados deverão adequar/produzir seus textos/artigos com base nas seguintes normas:
a) O trabalho deverá ser inédito e o texto deve ser escrito em Word e enviado em formato .doc. A padronização do texto deve seguir as normas da ABNT;
b) O corpo do trabalho deve ser escrito em Fonte Times New Roman, tamanho 12;
11. O texto deve ter um mínimo de 12 (doze) páginas e máximo de 25 (vinte e cinco) páginas;
12. Não precisa numerar as páginas.
Os critérios de seleção dos artigos para publicação serão:
- a) Adequação dos textos às normas de publicação;
- b) Titulação dos autores (Doutores, Mestres, Especialistas ou Graduados, Graduandos);
- d) Relevância historiográfica e teórico-metodológica do texto;
- e) Texto com revisão ortográfica-gramatical, validada por um profissional de Letras;
Os artigos acadêmicos recebidos pela CENTÚRIAS obedecerão ao sistema de avaliação às cegas (double-blind peer review), com vista a manter o sigilo na identidade dos autores, ou seja, os pareceristas terão acesso apenas ao texto, sendo preservada a identidade de seus autores.
Após o período de submissão dos textos acadêmicos, os Editores da Revista têm um prazo máximo de 30 dias para a aprovação do texto. Os avaliadores poderão emitir três tipos de pareceres: 1) Aceitar para publicação; 2) Aceitar com sugestão de correções; 3) Rejeitar para publicação. Caso o texto seja aceito para publicação, o autor(a) receberá uma carta de aceite com informações necessárias para comprovação do processo de publicação. O artigo que não receber parecer favorável será devolvido ao autor(a).
A CENTÚRIAS, através de seus editores, não dará continuidade ao processo editorial de artigos, cujo conteúdo, firam os direitos humanos ou o Estado Democrático de Direito.
Depois de ter seu artigo publicado, o autor (a) deverá aguardar o intervalo de uma edição da revista para poder publicar um novo texto na edição subsequente.
Os artigos deverão enviados através do sistema próprio, via cadastramento na página da Centúrias no Portal de Periódicos da UECE disposta em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias. Após realizado o cadastro, o artigo deverá ser enviado por meio do formulário presente no site.
Diretrizes gerais para propostas de Seção Temática:
A Revista Centúrias recebe proposta de dossiê, compostos de 5 (cinco) a 8 (oito) artigos
que respeitem as normas supracitadas e se adequem as seguintes orientações:
- Todos os artigos devem possuir estreita relação com o título/temática proposta e a não
há exigência de titulação mínima; - Além dos artigos, a proposta poderá conter uma resenha de livro sobre a temática e/ou
uma entrevista com um/uma especialista na área; - O dossiê deve apresentar representação de autores de diversas regiões, sendo
considerado um máximo de 2 (dois) textos de uma mesma instituição; - A proposta de dossiê temático deve ser encaminhada pelo site da Revista Centúrias
(até o dia 01 de março de 2024, por meio da opção “Dossiê Temático”, apenas por
mestres e doutores. A organização poderá contar com dois professores, desde que sejam
de instituições diferentes. Organizadores e organizadoras só podem ter somente um
artigo de sua autoria ou coautoria vinculados ao dossiê; - A proposta a ser apresentada deverá conter os seguintes dados do proponente-
organizador/a: nome completo, e-mail, endereço eletrônico do currículo Lattes/CNPq,
ORCID. Devem conter: Título, Resumo da proposta contendo justificativa e o problema que
será tensionado e objetivos, com no máximo 2000 caracteres com espaço; - O documento deve estar em formato .doc ou .docx;
- As propostas submetidas passarão por processo seletivo organizado e coordenado pela
Comissão Editorial da Revista Centúrias; - Serão selecionadas 4 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos,
do ano de 2024 e 2025; - O resultado será divulgado pelo site da Revista Centúrias até o dia 01 de abril de
2024.
Da Seleção das Propostas:
- A Comissão Editorial da Revista Centúrias tem autonomia para seleção das propostas,
comprometendo-se em divulgar a lista de classificados em seu site; - As propostas que não atenderem às orientações publicizadas na Revista Centúrias
serão desconsideradas; - Na seleção das propostas, será considerada a originalidade da discussão e a contribuição historiográfica.
Das responsabilidades dos organizadores do dossiê aprovado:
- Atuar como editor do dossiê durante todo o processo de avaliação e editoração dos
artigos, em parceria com a equipe editorial da Revista Centúrias; - Analisar, previamente, as submissões dos textos, para que seja verificada a adequação
a proposta do dossiê, antes do artigo ser encaminhado aos pareceristas; - Escrever o texto de apresentação do Dossiê.






