O NINHO E O ALÇAPÃO

CAMPO E CIDADE NA MEMÓRIA DE VELHOS(AS) CAMPONESES DO BAIXO JAGUARIBE-CE

Autores/as

Palabras clave:

Campo, Cidade, Memória, Camponeses, Baixo Jaguaribe

Resumen

Neste artigo, busquei investigar a relação campo e cidade a partir da memória de velhos(as) camponeses do Baixo Jaguaribe-CE. Para isto, utilizei a metodologia da História Oral, tendo realizado 13 entrevistas, cujo conteúdo, depois de transcrito, me permitiu construir um inventário temático, do qual extraí as questões-problemas que, depois de maturadas pela reflexão teórico-historiográfica, pude escriturá-las através de uma narrativa que não fugisse do âmago dos discursos orais. Como inspiração, busquei apoio nos seguintes autores(as): Albuquerque Jr. (1988), Augé (1994), Bachelard (1993), Bosi (1988), Certeau (1994), Frémont (1980), Rolnik (1994), Williams (1989) e Neves (2000). Entre os “resultados”, pude inferir que a metáfora do ninho e do alçapão era absolutamente conveniente à relação que os velhos(as) camponeses tinham com os espaços do campo e da cidade.

Biografía del autor/a

José Olivenor Souza Chaves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Doutor em História (UFPE) e Pós-Doutor em Educação (UFRN). Professor efetivo do Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tutor do Programa de Educação Tutorial de História – PET/MEC.

Publicado

2023-03-05

Cómo citar

CHAVES, J. O. S. O NINHO E O ALÇAPÃO: CAMPO E CIDADE NA MEMÓRIA DE VELHOS(AS) CAMPONESES DO BAIXO JAGUARIBE-CE. CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/10247. Acesso em: 21 nov. 2024.