"POLÍTICAS DO SOFRER"

LUTAS PELA DEMOCRACIA NAS GREVES BRASILEIRAS DE 1946

Autores

Palavras-chave:

Trabalhadores, Partido Comunista, Constituinte, Imprensa

Resumo

O fim da ditadura de Getúlio Vargas, o cenário pós-guerra e a transição política para a democracia em 1945, gerou um processo de instabilidade política e econômica que se fizeram sentir, no que a imprensa brasileira denominou como carestia da vida. Diante disso, e impulsionados por uma bandeira de democracia que promovesse um mínimo de “bem-estar social”, trabalhadores se organizaram por meio de greves, que tinham por pautas não só questões salariais, mas também melhores condições de trabalho, perseguições políticas de patrões e solidariedades à companheiros de trabalho. Naquela conjuntura de transição política, contraditoriamente, os grevistas foram espancados pela polícia, acusados de desordeiros, tratados como criminosos comunistas, que queriam desestabilizar a transição. Não obstante, eles retomaram os acordos da ata de Chapultepec, das declarações de São Francisco e do Atlântico, como modo de afirmar as greves como fundamento democrático. Ainda obtiveram apoio e rejeição de alguns parlamentares da Comissão da Constituinte 1946. Nesse sentido, este trabalho se propõe a refletir sobre o fenômeno da greve e sua relação com a fabricação do próprio conceito de democracia, em 1946. Para isso, examinamos greves locais (do Estado de Ceará) e de repercussão nacional, através de fontes hemerográficas e parlamentares (anais da Assembleia Constituinte).

Biografia do Autor

Cintya Chaves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Doutoranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES. Uma primeira versão desse texto foi comunicada na 5ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Sociedade, Mundos do Trabalho e Escravidão, realizada pelo Centro português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura (Conjugare).

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

CHAVES, C. "POLÍTICAS DO SOFRER": LUTAS PELA DEMOCRACIA NAS GREVES BRASILEIRAS DE 1946. CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/10633. Acesso em: 29 abr. 2024.