Dos princípios da administração escolar ao paradigma da gestão democrática

Um estudo fundado na crítica marxista

Autores

  • Adriana Mota de Oliveira Sidou
  • Susana Vasconcelos Jimenez
  • Valdemarin Coelho Gomes

Palavras-chave:

Educação, Gestão Democrática, Crise Estrutural do Capital

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir, a partir da crítica marxista ontológica, a mudança terminológica e conceitual da administração escolar em favor da gestão escolar ou gestão escolar democrática, com vistas a compreender o que significou a referida mudança de paradigma em vinculação com o processo de reprodução social. O trabalho toma por base uma pesquisa teórico-bibliográfica, fundamentada na perspectiva onto-histórica de compreensão do real, sob a crítica marxista, que parte do movimento do real para compreender os fenômenos da sociabilidade. Revisitamos escritos selecionados sobre a administração/gestão escolar produzidos, respectivamente, nos períodos denominados clássico e crítico. Como considerações preliminares, postulamos, com base em nosso referencial, que o paradigma da gestão escolar vigente a partir dos anos oitenta, no Brasil, traduziria uma capitulação do campo revolucionário em nome do horizonte democrático-cidadão, como analisa Tonet; além de tomar parte na reestruturação produtiva e ideológica do capital no quadro de sua crise estrutural, assim concebida por Mészáros, a fim de garantir o processo de acumulação, mantendo intactas as bases do sistema.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

Sidou, A. M. de O., Jimenez, S. V., & Gomes, V. C. (2022). Dos princípios da administração escolar ao paradigma da gestão democrática: Um estudo fundado na crítica marxista. [ARQUIVADA] Cadernos De Estudos E Pesquisas Do Sertão Da Feclesc/Uece, 2(1), 66–79. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/cadernospesquisadosertao/article/view/9687