A instrumentalização da Filosofia com o objetivo de adestramento social

Autores

  • Renato B. Roman Universidade Federal do ABC - UFABC

DOI:

https://doi.org/10.52521/occursus.v9i1.13106

Palavras-chave:

Filosofia. Instrumentalização. Adestramento Social. Antonio Gramsci. Michel Foucault.

Resumo

Em 2008, a Lei nº 11.684 reintegrou a Filosofia como disciplina obrigatória no ensino médio. Entretanto, essa iniciativa, embora louvável à primeira vista, pode implicar um enfraquecimento da sua essência reflexiva e crítica. Nas salas de aula, a disciplina muitas vezes se limita a uma mera exposição histórica dos pensadores e escolas de pensamento, enquanto nas redes sociais, o reducionismo prevalece devido a fatores como likes, compartilhamentos e visibilidade. Este ensaio busca debater o impacto da obrigatoriedade da Filosofia no currículo escolar e sua apropriação como conteúdo nas redes sociais, tanto para fortalecer quanto para prejudicar sua natureza reflexiva e crítica.

Biografia do Autor

Renato B. Roman, Universidade Federal do ABC - UFABC

Professor da rede publica estadual há 16 anos, formado em História, Geografia e Pedagogia, pós graduado em Ensino de Filosofia pela UFSCAR e atualmente mestrando do programa de Ensino e História das Ciências e Matemática pela UFABC.

Referências

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

B. Roman, R. (2024). A instrumentalização da Filosofia com o objetivo de adestramento social . Occursus - Revista De Filosofia, 9(1), 149–153. https://doi.org/10.52521/occursus.v9i1.13106