A instrumentalização da Filosofia com o objetivo de adestramento social
DOI:
https://doi.org/10.52521/occursus.v9i1.13106Palavras-chave:
Filosofia. Instrumentalização. Adestramento Social. Antonio Gramsci. Michel Foucault.Resumo
Em 2008, a Lei nº 11.684 reintegrou a Filosofia como disciplina obrigatória no ensino médio. Entretanto, essa iniciativa, embora louvável à primeira vista, pode implicar um enfraquecimento da sua essência reflexiva e crítica. Nas salas de aula, a disciplina muitas vezes se limita a uma mera exposição histórica dos pensadores e escolas de pensamento, enquanto nas redes sociais, o reducionismo prevalece devido a fatores como likes, compartilhamentos e visibilidade. Este ensaio busca debater o impacto da obrigatoriedade da Filosofia no currículo escolar e sua apropriação como conteúdo nas redes sociais, tanto para fortalecer quanto para prejudicar sua natureza reflexiva e crítica.
Referências
CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 1984.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os novos embates da Filosofia da Práxis. Aparecida, São Paulo: Idéias & Letras, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Tradução Moacir Gadotti; Lílian Lopes Martin. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renato B. Roman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.