Sobre os motivos da aversão ao magistério: testando uma hipótese de Adorno

Autores/as

  • John Karley de Sousa Aquino Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca). Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Larissa de Freitas Gonçalves Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca). Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Jennifer Negreiros Sousa Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca).

Palabras clave:

Adorno. Magistério. Escola.

Resumen

Em recentes pesquisas se verificou que, mundialmente, a carreira de professor tem despertado cada vez menos interesse. O ensaio do filósofo alemão Theodor Adorno busca explicar os motivos desse desinteresse, porém aponta a necessidade de testar suas hipóteses por meio de pesquisas empíricas. Diante disso, este trabalho pretende, dentro de suas limitações, verificar a validade empírica das hipóteses adorniana da aversão ao magistério. Para este fim, realizou-se o acompanhamento de escolas do município de Itapipoca e a aplicação de um questionário. A análise dos resultados aponta, de um modo geral, que as hipóteses levantadas por Adorno são válidas, apesar de ocorrerem divergências em pontos específicos.

 

Biografía del autor/a

John Karley de Sousa Aquino, Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca). Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor EBTT/IFCE (Campus Itapipoca). Doutorando em filosofia pelo programa de pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Atualidade do Pensamento Político de Herbert Marcuse (GP-MARCUSE UECE) e membro do Grupo de Estudos Marxistas (GEM-UFC) e do Coletivo Centelha (IFCE). E-mail: johnksousa@gmail.com.

 

Larissa de Freitas Gonçalves, Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca). Universidade Federal do Ceará - UFC.

Professora EBTT/IFCE (Campus Itapipoca). Mestre em engenharia civil pelo programa de pós graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: larissa.de.freitas@hotmail.com.

 

Jennifer Negreiros Sousa, Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca).

Aluna do curso técnico integrado em edificações do Instituto Federal do Ceará (IFCE/Campus Itapipoca). Bolsista PIBIC Jr. E-mail: jennegreiros@outlook.com.

 

Citas

ADORNO, Theodor W. Tabus acerca do magistério. In: Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1995.

GOLDSTEIN, Joyce. Alguns dos vocabulários mais usados em psicanálise: racionalização.Disponívelem:<https://www.febrapsi.org/wp-content/uploads/2017/02/racionalizacao--joyce-goldstein.pdf>. Acesso em 03 de julho de 2019.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da educação básica, 2019. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf>. Acesso em 02 de julho de 2019.

CARNEVALLI, José Antônio, MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Desenvolvimento da pesquisa de campo, amostra e questionário para realização de um estudo tipo survey sobre a aplicação do qfd no brasil. Disponível em:<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2001_tr21_0672.pdf>. Acesso em 02 de julho de 2019.

FREUD, Anna. El yo y los mecanismo de defensa. Traducción de Y. O. de Cárcamo y C.E. Cárcamo. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1949.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Profissão professor, julho de 2018. Disponível em:<https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/23.pdf?750034822>.Acesso em 02 de julho de 2019.

XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. Tradução de Ana Elias Pinheiro. Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2009.

PALHARES, Isabela. Só 2,4% dos jovens brasileiros querem ser professor. Estadão, SãoPaulo,24 de junho de 2018. Disponível em:<https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,so-2-4-dos-jovens-brasileiros-querem- ser-professor,70002364548>. Acesso em 03 de julho de 2019.

Publicado

2024-09-04

Cómo citar

Aquino, J. K. de S., Gonçalves, L. de F., & Negreiros Sousa, J. (2024). Sobre os motivos da aversão ao magistério: testando uma hipótese de Adorno. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 29–46. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13838