Sobre os motivos da aversão ao magistério: testando uma hipótese de Adorno
Palavras-chave:
Adorno. Magistério. Escola.Resumo
Em recentes pesquisas se verificou que, mundialmente, a carreira de professor tem despertado cada vez menos interesse. O ensaio do filósofo alemão Theodor Adorno busca explicar os motivos desse desinteresse, porém aponta a necessidade de testar suas hipóteses por meio de pesquisas empíricas. Diante disso, este trabalho pretende, dentro de suas limitações, verificar a validade empírica das hipóteses adorniana da aversão ao magistério. Para este fim, realizou-se o acompanhamento de escolas do município de Itapipoca e a aplicação de um questionário. A análise dos resultados aponta, de um modo geral, que as hipóteses levantadas por Adorno são válidas, apesar de ocorrerem divergências em pontos específicos.
Referências
ADORNO, Theodor W. Tabus acerca do magistério. In: Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1995.
GOLDSTEIN, Joyce. Alguns dos vocabulários mais usados em psicanálise: racionalização.Disponívelem:<https://www.febrapsi.org/wp-content/uploads/2017/02/racionalizacao--joyce-goldstein.pdf>. Acesso em 03 de julho de 2019.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da educação básica, 2019. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf>. Acesso em 02 de julho de 2019.
CARNEVALLI, José Antônio, MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Desenvolvimento da pesquisa de campo, amostra e questionário para realização de um estudo tipo survey sobre a aplicação do qfd no brasil. Disponível em:<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2001_tr21_0672.pdf>. Acesso em 02 de julho de 2019.
FREUD, Anna. El yo y los mecanismo de defensa. Traducción de Y. O. de Cárcamo y C.E. Cárcamo. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1949.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Profissão professor, julho de 2018. Disponível em:<https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/23.pdf?750034822>.Acesso em 02 de julho de 2019.
XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. Tradução de Ana Elias Pinheiro. Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2009.
PALHARES, Isabela. Só 2,4% dos jovens brasileiros querem ser professor. Estadão, SãoPaulo,24 de junho de 2018. Disponível em:<https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,so-2-4-dos-jovens-brasileiros-querem- ser-professor,70002364548>. Acesso em 03 de julho de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 John Karley de Sousa Aquino, Larissa de Freitas Gonçalves, Jennifer Negreiros Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.