Considerações para um ensino de Filosofia do cuidado de si

Autores/as

  • Antônio Alex Pereira de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Faculdade Ratio.
  • Paulo Venício Braga de Paula Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA.

Palabras clave:

Cuidado de si. Ensino de Filosofia. Ensino Médio.

Resumen

O artigo apresenta sugestões para que o ensino de Filosofia no Ensino Médio possa se se aproximar do que chamamos de um ensino para o cuidado de si. A partir da leitura foucaultiana do cuidado de si e de entrevistas realizadas com professores de Filosofia da etapa final da Educação Básica, tecemos algumas considerações para que instâncias e atores diversos da sociedade, que são responsáveis pela educação formal, possam fomentar uma educação, especialmente no que se refere ao ensino de Filosofia, que forme integralmente os discentes brasileiros.

 

Biografía del autor/a

Antônio Alex Pereira de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Faculdade Ratio.

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Filosofia pela Universidade  Estadual do Ceará, Professor de Filosofia do Ensino Médio na rede estadual de educação do Ceará (SEDUC/CE) e Professor de Filosofia na Faculdade Ratio. E-mail: alexsousa.filosofia@gmail.com.

Paulo Venício Braga de Paula, Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA.

Mestre em Planejamento em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA. Licenciatura Plena em História, pela Universidade Estadual do Ceará. Professor de Nível Superior de cursos de Graduação e Pós-Graduação. Professor da Rede Pública do Estado do Ceará. E-mail: pauloveniciobg@gmail.com.

 

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Publicado

2024-09-04

Cómo citar

Pereira de Sousa, A. A., & Braga de Paula, P. V. (2024). Considerações para um ensino de Filosofia do cuidado de si. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 47–59. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13790