Considerações para um ensino de Filosofia do cuidado de si

Autores

  • Antônio Alex Pereira de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Faculdade Ratio.
  • Paulo Venício Braga de Paula Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA.

Palavras-chave:

Cuidado de si. Ensino de Filosofia. Ensino Médio.

Resumo

O artigo apresenta sugestões para que o ensino de Filosofia no Ensino Médio possa se se aproximar do que chamamos de um ensino para o cuidado de si. A partir da leitura foucaultiana do cuidado de si e de entrevistas realizadas com professores de Filosofia da etapa final da Educação Básica, tecemos algumas considerações para que instâncias e atores diversos da sociedade, que são responsáveis pela educação formal, possam fomentar uma educação, especialmente no que se refere ao ensino de Filosofia, que forme integralmente os discentes brasileiros.

 

Biografia do Autor

Antônio Alex Pereira de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Faculdade Ratio.

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Filosofia pela Universidade  Estadual do Ceará, Professor de Filosofia do Ensino Médio na rede estadual de educação do Ceará (SEDUC/CE) e Professor de Filosofia na Faculdade Ratio. E-mail: alexsousa.filosofia@gmail.com.

Paulo Venício Braga de Paula, Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA.

Mestre em Planejamento em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA. Licenciatura Plena em História, pela Universidade Estadual do Ceará. Professor de Nível Superior de cursos de Graduação e Pós-Graduação. Professor da Rede Pública do Estado do Ceará. E-mail: pauloveniciobg@gmail.com.

 

Referências

BAILLY, Anatole. Le Grand Bailly - Dictionnaire Grec – Français. Paris: Hachette, 2000.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Parecer 492/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília, 2001.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 – Estabelece a Lei do Novo Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 17 fev, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Parte IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: ciências humanas - volume 3. Brasília, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Brasília, 2015.

CEARÁ. DECRETO Nº25.851 - Disciplina os afastamentos de servidores públicos estaduais para fins de realização de estudos pós-graduados. Diário Oficial do Estado, Fortaleza, 12 abr, 2000.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. 13ª ed. São Paulo: Edições Graal, 2009.

FOUCAULT, Michel. O governo de Si e dos Outros: curso no Collège de France (1982-1983). Tradução, Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade In: Ditos e escritos V: ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012a. p. 258-280.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: curso dado no Collège de France (1983-1984). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2014a.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do Sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014b.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014c.

FOUCAULT, Michel. Subjetividade e Verdade. São Paulo: editora Martins Fontes, 2016.

GINGRICH, Wilbur; FREDERICK, Danker. Léxico do Novo Testamento: Grego / Português. São Paulo: Editora Vida Nova, 2005.

JUNIOR, Oriomar Skalinski. Técnicas de entrevista e sua aplicação em pesquisas científicas. In. TOLEDO, C; GONZAGA, M. (Org.). Metodologia e técnicas de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011. p. 173-202.

MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault, mestre do Cuidado: textos sobre A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Pereira de Sousa, A. A., & Braga de Paula, P. V. (2024). Considerações para um ensino de Filosofia do cuidado de si. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 47–59. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13790