Sobre os motivos da aversão ao magistério: testando uma hipótese de Adorno

Autores

  • John Karley de Sousa Aquino Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca). Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Larissa de Freitas Gonçalves Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca). Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Jennifer Negreiros Sousa Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca).

Palavras-chave:

Adorno. Magistério. Escola.

Resumo

Em recentes pesquisas se verificou que, mundialmente, a carreira de professor tem despertado cada vez menos interesse. O ensaio do filósofo alemão Theodor Adorno busca explicar os motivos desse desinteresse, porém aponta a necessidade de testar suas hipóteses por meio de pesquisas empíricas. Diante disso, este trabalho pretende, dentro de suas limitações, verificar a validade empírica das hipóteses adorniana da aversão ao magistério. Para este fim, realizou-se o acompanhamento de escolas do município de Itapipoca e a aplicação de um questionário. A análise dos resultados aponta, de um modo geral, que as hipóteses levantadas por Adorno são válidas, apesar de ocorrerem divergências em pontos específicos.

 

Biografia do Autor

John Karley de Sousa Aquino, Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca). Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor EBTT/IFCE (Campus Itapipoca). Doutorando em filosofia pelo programa de pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Atualidade do Pensamento Político de Herbert Marcuse (GP-MARCUSE UECE) e membro do Grupo de Estudos Marxistas (GEM-UFC) e do Coletivo Centelha (IFCE). E-mail: johnksousa@gmail.com.

 

Larissa de Freitas Gonçalves, Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca). Universidade Federal do Ceará - UFC.

Professora EBTT/IFCE (Campus Itapipoca). Mestre em engenharia civil pelo programa de pós graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: larissa.de.freitas@hotmail.com.

 

Jennifer Negreiros Sousa, Instituto Federal do Ceará - IFCE(Campus Itapipoca).

Aluna do curso técnico integrado em edificações do Instituto Federal do Ceará (IFCE/Campus Itapipoca). Bolsista PIBIC Jr. E-mail: jennegreiros@outlook.com.

 

Referências

ADORNO, Theodor W. Tabus acerca do magistério. In: Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1995.

GOLDSTEIN, Joyce. Alguns dos vocabulários mais usados em psicanálise: racionalização.Disponívelem:<https://www.febrapsi.org/wp-content/uploads/2017/02/racionalizacao--joyce-goldstein.pdf>. Acesso em 03 de julho de 2019.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da educação básica, 2019. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf>. Acesso em 02 de julho de 2019.

CARNEVALLI, José Antônio, MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Desenvolvimento da pesquisa de campo, amostra e questionário para realização de um estudo tipo survey sobre a aplicação do qfd no brasil. Disponível em:<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2001_tr21_0672.pdf>. Acesso em 02 de julho de 2019.

FREUD, Anna. El yo y los mecanismo de defensa. Traducción de Y. O. de Cárcamo y C.E. Cárcamo. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1949.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Profissão professor, julho de 2018. Disponível em:<https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/23.pdf?750034822>.Acesso em 02 de julho de 2019.

XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. Tradução de Ana Elias Pinheiro. Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2009.

PALHARES, Isabela. Só 2,4% dos jovens brasileiros querem ser professor. Estadão, SãoPaulo,24 de junho de 2018. Disponível em:<https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,so-2-4-dos-jovens-brasileiros-querem- ser-professor,70002364548>. Acesso em 03 de julho de 2019.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Aquino, J. K. de S., Gonçalves, L. de F., & Negreiros Sousa, J. (2024). Sobre os motivos da aversão ao magistério: testando uma hipótese de Adorno. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 29–46. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13838