APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS À DETECÇÃO DE MUDANÇAS NA COBERTURA VEGETAL NO DISTRITO DE GILÉ, PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA, MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.52521/cecit.v6i1.15442Abstract
O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) é uma ferramenta importante para verificar a qualidade da vegetação, levando em conta fatores como clima e práticas agrícolas. O propósito deste estudo foi examinar as alterações no NDVI no Distrito de Gilé, província da Zambézia, Moçambique de 2000, 2010 e 2020, detectando tendências e mudanças ao longo do tempo para compreender as dinâmicas ambientais e seus efeitos no ecossistema local. Ao utilizar dados espectrais provenientes de Sensoriamento Remoto (TM-Landsat 5 e Landsat 8/OLI) e o programa ArcGis, conseguimos calcular o NDVI e tratar os dados. As análises do NDVI mostram mudanças significativas na cobertura vegetal entre 2000, 2010 e 2020. Em 2000, a área sem vegetação correspondia a 10,27% do distrito, mas esse número aumentou para 38,06% em 2010, e depois diminuiu para 20,06% em 2020, indicando possíveis esforços de recuperação. A vegetação rasteira e esparsa foi reduzida ao longo dos anos, enquanto a vegetação densa cresceu consideravelmente, o que mostra processos de regeneração. Esse crescimento da vegetação densa estar ligada a ações de conservação e reflorestamento. Além disso, fatores climáticos, como a precipitação e a temperatura, influenciaram a recuperação das áreas degradadas, junto com práticas agrícolas mais sustentáveis. A regeneração da área é visível e está diretamente ligada a esforços de preservação e à redução das pressões humanas, como a gestão de incêndios.
Palavras-chave: NDVI; Sensoriamento Remoto; Cobertura Vegetal; Regeneração
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2025 Isac Toaya Mussama, Sarah Afonso RODOVALHO, Lucimara ALBIERI

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.


