ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO DE CHEIAS E INUNDAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO REVUÈ, DISTRITO DE MANICA, REGIÃO CENTRO DE MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.52521/cecit.v6i1.14849Palavras-chave:
Inundações, Cheias, Bacia do Revué, Geoprocessamento, MoçambiqueResumo
As cheias e inundações nas áreas urbanas causam sérios prejuízos à população e são frequentemente agravadas por diversos fatores. A falta de informações adequadas, como mapas de risco, tem dificultado a gestão em áreas vulneráveis. A metodologia do estudo foi dividida em quatro fases principais: definição e obtenção das variáveis necessárias, construção do modelo, confecção do mapa de cheias e inundações e avaliação da confiabilidade do produto. A elaboração dos mapas foi realizada no ArcGIS 10.3, utilizando dados como o tipo de solo e precipitação, fornecidos pela CENACARTA, informações de altimetria e declividade, obtidas via SRTM e no ESRI obteve-se a imagem do uso e cobertura do solo. O modelo de análise hierárquica atribuiu pesos às variáveis de risco, como tipos de solo, uso do solo, altimetria, declividade e precipitação. A análise de declividade revelou que a maioria da área possui terrenos planos, com 53,85%, seguidos de áreas suavemente onduladas (33,50%). A análise de uso do solo mostrou que as pastagens predominam, com 56,60%, e a vegetação arbórea ocupa 37,24%. A análise hipsométrica indicou que a maior parte da bacia está na faixa de altitude entre 586 e 824 metros, representando 44,96%. Quanto à precipitação, a faixa de 128 mm é a mais prevalente, cobrindo 42,81% da área. A distribuição dos solos revelou predominância de rhodic ferralsols, com 34,25%. A análise final, que integrou todas as variáveis, gerou um mapa de susceptibilidade a cheias e inundações, indicando que a maior área (40,68%) está classificada com alto risco, seguida de risco médio (29,93%) e baixo (21,51%).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Isac Toaya Mussama, Gervásio Castro Morais Magaia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.