ANÁLISE DAS GEOTECNOLOGIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

Palabras clave:

Geotecnologias. Ensino de Geografia. Livro Didático.

Resumen

As geotecnologias fazem parte substancialmente do ensino de geografia. Tendo em vista isso, o professor deve adaptar-se a essas inovações a fim de integrar os seus alunos a essas. A aplicação das geotecnologias nos livros didáticos deve ser cautelosa e de qualidade. Esta pesquisa fez a análise da aplicação das geotecnologias nos livros didáticos de uma coleção do ensino fundamental II, no qual, objetivou-se a identificação da qualidade do material contido nele, quantas vezes foram utilizados e quais as possíveis técnicas para reprodução dos mapas encontrados nos livros didáticos. Realizou-se levantamento bibliográfico, no qual, tiveram suma importância para consolidar academicamente o trabalho. Utilizou-se os conceitos de geotecnologias, sistema de informação geográfico, ensino de geografia, recurso didático e livro didático. Observou-se por meio do trabalho que os livros didáticos devem ser questionados, repensados e principalmente bem escolhidos, pois, no referido estudo verificou-se que há alguns erros significativos que devem ser corrigidos pelo professor, pois esse desenvolve o um papel de mediar o conhecimento. Verificou-se que a qualidade da aplicação das geotecnologias deixa a deseja, pois, notou-se que muitos dos mapas, por exemplo, não possuíam elementos básicos, como escala, título, legenda ou orientação. Dessa forma, conclui-se que os livros didáticos necessitam de uma maior atenção quanto ao material das geotecnologias, pois, estas são encontradas com erros que podem comprometer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Publicado

2023-09-14

Cómo citar

Araújo, B. G. de O., & Brito da Cruz, M. L. (2023). ANÁLISE DAS GEOTECNOLOGIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 3(5). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/7341