ARTE, GEOMETRIA E SIMETRIA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TESSELAÇÃO DE ESCHER NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Joanderson de Almeida Reis Universidade de Uberaba
  • Lucelindo Dias Ferreira Junior Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

matemática, interdisciplinaridade do conhecimento, didática, educação criadora

Resumen

Abordar na sala de aula a harmonia que a geometria possui com outras áreas de conhecimento faz com que os discentes usem a criatividade e o raciocínio-logico, podendo ser explorado através da arte. Dentre tantos métodos de se fazer arte, Escher é um propulsor em brincar com seus mosaicos, usando a então chamada técnica de tesselação. O objetivo desse trabalho foi aplicar a técnica de tesselação, com alunos do 2º ano do ensino médio, no município de Frei Gaspar/MG. Para isso foi aplicada uma sequência didática com a definição de conteúdo, temas, atividades e duração, que foi implementada com os estudantes. Como resultados os alunos desenvolveram mosaicos, a partir da técnica de tesselação de Escher (‘’Técnica da Dentada’’), utilizando figuras geométricas e simetria. Obteve-se resultados qualitativos, percebendo-se o engajamento dos alunos presentes.

Publicado

2023-09-14

Cómo citar

de Almeida Reis, J., & Dias Ferreira Junior, L. (2023). ARTE, GEOMETRIA E SIMETRIA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TESSELAÇÃO DE ESCHER NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 3(5), 82–100. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/6778