ARTE, GEOMETRIA E SIMETRIA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TESSELAÇÃO DE ESCHER NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords:
matemática, interdisciplinaridade do conhecimento, didática, educação criadoraAbstract
Abordar na sala de aula a harmonia que a geometria possui com outras áreas de conhecimento faz com que os discentes usem a criatividade e o raciocínio-logico, podendo ser explorado através da arte. Dentre tantos métodos de se fazer arte, Escher é um propulsor em brincar com seus mosaicos, usando a então chamada técnica de tesselação. O objetivo desse trabalho foi aplicar a técnica de tesselação, com alunos do 2º ano do ensino médio, no município de Frei Gaspar/MG. Para isso foi aplicada uma sequência didática com a definição de conteúdo, temas, atividades e duração, que foi implementada com os estudantes. Como resultados os alunos desenvolveram mosaicos, a partir da técnica de tesselação de Escher (‘’Técnica da Dentada’’), utilizando figuras geométricas e simetria. Obteve-se resultados qualitativos, percebendo-se o engajamento dos alunos presentes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 1969 Joanderson de Almeida Reis, Lucelindo Dias Ferreira Junior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.