SEMEANDO SABERES ANCESTRAIS: UMA LEITURA GEOGRÁFICA SOBRE O PAPEL DA CULTURA NA ESCOLA DIFERENCIADA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ABÁ TAPEBA (CAUCAIA – CE)
Palabras clave:
Cultura, Educação diferenciada, povo Tapeba.Resumen
No estado do Ceará, é reconhecida a existência de povos tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, que possuem particularidades culturais. Em meio a essas singularidades, destaca-se perante as demais etnias indígenas do estado, o povo indígena da Tapeba, habitantes do município de Caucaia (CE) localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além de possuírem expressivo contingente populacional, os Tapeba foram precursores no desenvolvimento do movimento de educação diferenciada no estado do Ceará, possuindo atualmente, 14 escolas diferenciadas. A educação diferenciada surgiu como resposta às frequentes situações de preconceito para com as crianças indígenas, e tem como objetivo promover uma integração entre a cultura e os conteúdos ofertados nas disciplinas. Dessa forma, definiu-se enquanto objetivo da pesquisa, entender qual o papel que a cultura desempenha no ensino diferenciado indígena, e para alcançar o objetivo proposto, foram definidos três procedimentos metodológicos, levantamento bibliográfico, levantamento estatístico e realização de entrevistas. Foram identificados na escola a presença de professores com graduação intercultural, decoração com elementos da cultura indígena, disciplinas diferenciadas, projetos culturais mensais, e eventos em parceria com as demais escolas do município.Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-03-10 (2)
- 2021-06-15 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vitória Alves Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.