Esta es un versión antigua publicada el 2021-06-15. Consulte la versión más reciente.

SEMEANDO SABERES ANCESTRAIS: UMA LEITURA GEOGRÁFICA SOBRE O PAPEL DA CULTURA NA ESCOLA DIFERENCIADA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ABÁ TAPEBA (CAUCAIA – CE)

Autores/as

  • Vitória Alves Lima Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

Cultura, Educação diferenciada, povo Tapeba.

Resumen

No estado do Ceará, é reconhecida a existência de povos tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, que possuem particularidades culturais. Em meio a essas singularidades, destaca-se perante as demais etnias indígenas do estado, o povo indígena da Tapeba, habitantes do município de Caucaia (CE) localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além de possuírem expressivo contingente populacional, os Tapeba foram precursores no desenvolvimento do movimento de educação diferenciada no estado do Ceará, possuindo atualmente, 14 escolas diferenciadas. A educação diferenciada surgiu como resposta às frequentes situações de preconceito para com as crianças indígenas, e tem como objetivo promover uma integração entre a cultura e os conteúdos ofertados nas disciplinas. Dessa forma, definiu-se enquanto objetivo da pesquisa, entender qual o papel que a cultura desempenha no ensino diferenciado indígena, e para alcançar o objetivo proposto, foram definidos três procedimentos metodológicos, levantamento bibliográfico, levantamento estatístico e realização de entrevistas. Foram identificados na escola a presença de professores com graduação intercultural, decoração com elementos da cultura indígena, disciplinas diferenciadas, projetos culturais mensais, e eventos em parceria com as demais escolas do município.

Publicado

2021-06-15

Versiones

Cómo citar

Alves Lima, V. (2021). SEMEANDO SABERES ANCESTRAIS: UMA LEITURA GEOGRÁFICA SOBRE O PAPEL DA CULTURA NA ESCOLA DIFERENCIADA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ABÁ TAPEBA (CAUCAIA – CE). Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(4), 100–114. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/4734