EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO HORIZONTE PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA
uma experiência em Morro Branco (Beberibe-CE)
DOI:
https://doi.org/10.52521/cecit.v5i6.14090Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica. Sociedade. Metodologias Ativas. Oficinas.Resumo
No Brasil, a educação ambiental se desenvolveu no decorrer da década de 1980, limitada ao trabalho em âmbito institucional em escolas e universidades, restrita aos debates alarmistas e/ou desconexos. Especificamente no estado do Ceará, as práticas de educação ambiental são maioritariamente realizadas pelo governo do estado, possuindo como foco os municípios litorâneos. Em uma conexão com a realidade vivida, a praia de Morro Branco constitui-se em um dos receptáculos dessas ações, no entanto, a profundidade da abordagem e o alcance das práticas não satisfaz os anseios da comunidade. Com base na perspectiva crítica de educação ambiental, foi aplicada uma metodologia participativa para discutir problemas ambientais de forma horizontal, a partir de oficinas. Por meio na discussão acerca da existência de um nexo entre o turismo e os problemas ambientais destacados pela comunidade, conclui-se que os temas ambientais locais aproximam e possibilitam a participação ativa de moradores.
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