EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
a preservação ambiental na perspectiva de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental1a preservação ambiental na perspectiva de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Palabras clave:
Lúdico, Google my maps, Alfabetização CartograficaResumen
A compreensão do espaço geográfico e seus aspectos de produção e organização socioespacial, concomitante à percepção da relação homem e natureza, configuram objetivos fundamentais na educação básica do ensino em geografia. Nessa perspectiva, novas abordagens para o ensino de Geografia que compreendem a educação ambiental e o uso de geotecnologias podem se mostrar indispensáveis para uma educação básica que integra valores socioambientais e o uso de ferramentas tecnológicas. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso do Google My Maps enquando ferramenta geotecnológica aplicada à Educação Ambiental em sala de aula. O estudo foi aplicado em uma escola pública com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma aula de 50 minutos, buscando trabalhar a educação ambiental dentro do espaço cotidiano deles utilizando-se de geotecnologias. Desta forma, desenvolveu-se a noção dos conceitos apresentados e analisou-se a percepção geográfica dos alunos quanto à temática trabalhada. Nesse sentido, foi possível reconhecer que a utilização das geotecnologias corrobora significativamente no processo de desenvolvimento cognitivo de aprendizagem do aluno. Ademais, serve também como ferramenta fundamental a ser utilizada em sala de aula e, quando desenvolvida ludicamente, foge à regra da monótona educação bancária.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2024 Daniel Vinicius, Luiz Henrique, Raynara Sousa, Taynah Garcia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.