EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
a preservação ambiental na perspectiva de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental1a preservação ambiental na perspectiva de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Keywords:
Lúdico, Google my maps, Alfabetização CartograficaAbstract
A compreensão do espaço geográfico e seus aspectos de produção e organização socioespacial, concomitante à percepção da relação homem e natureza, configuram objetivos fundamentais na educação básica do ensino em geografia. Nessa perspectiva, novas abordagens para o ensino de Geografia que compreendem a educação ambiental e o uso de geotecnologias podem se mostrar indispensáveis para uma educação básica que integra valores socioambientais e o uso de ferramentas tecnológicas. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso do Google My Maps enquando ferramenta geotecnológica aplicada à Educação Ambiental em sala de aula. O estudo foi aplicado em uma escola pública com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma aula de 50 minutos, buscando trabalhar a educação ambiental dentro do espaço cotidiano deles utilizando-se de geotecnologias. Desta forma, desenvolveu-se a noção dos conceitos apresentados e analisou-se a percepção geográfica dos alunos quanto à temática trabalhada. Nesse sentido, foi possível reconhecer que a utilização das geotecnologias corrobora significativamente no processo de desenvolvimento cognitivo de aprendizagem do aluno. Ademais, serve também como ferramenta fundamental a ser utilizada em sala de aula e, quando desenvolvida ludicamente, foge à regra da monótona educação bancária.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2024 Daniel Vinicius, Luiz Henrique, Raynara Sousa, Taynah Garcia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.