EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

a preservação ambiental na perspectiva de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental1a preservação ambiental na perspectiva de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Authors

Keywords:

Lúdico, Google my maps, Alfabetização Cartografica

Abstract

A compreensão do espaço geográfico e seus aspectos de produção e organização socioespacial, concomitante à percepção da relação homem e natureza, configuram objetivos fundamentais na educação básica do ensino em geografia. Nessa perspectiva, novas abordagens para o ensino de Geografia que compreendem a educação ambiental e o uso de geotecnologias podem se mostrar indispensáveis para uma educação básica que integra valores socioambientais e o uso de ferramentas tecnológicas. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso do Google My Maps enquando ferramenta geotecnológica aplicada à Educação Ambiental em sala de aula. O estudo foi aplicado em uma escola pública com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma aula de 50 minutos, buscando trabalhar a educação ambiental dentro do espaço cotidiano deles utilizando-se de geotecnologias. Desta forma, desenvolveu-se a noção dos conceitos apresentados e analisou-se a percepção geográfica dos alunos quanto à temática trabalhada. Nesse sentido, foi possível reconhecer que a utilização das geotecnologias corrobora significativamente no processo de desenvolvimento cognitivo de aprendizagem do aluno. Ademais, serve também como ferramenta fundamental a ser utilizada em sala de aula e, quando desenvolvida ludicamente, foge à regra da monótona educação bancária.

Author Biographies

Daniel Vinicius, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Cursando Geografia Bacharelado na Universidade Estadual do Ceará.

Integrantes do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados -LABGEO e bolsista do projeto de extensão pela Funcap.

Luiz Henrique Feitosa Loureiro, UECE - Universidade estadual do Ceará

Graduando do curso de Geografia Licenciatura na Universidade Estadual do Ceará.

Bolsista de iniciação cientifica no Laboratório de Geoprocessamento e  Estudos Aplicados - LABGEO 

Raynara Costa Sousa, UECE - Universidade estadual do Ceará

Graduanda em Geografia Bacharelado na Universidade Estadual do Ceará.

Bolsista do Projeto de Extensão pela Funcap e Intregrante do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO 

Taynah Garcia Fernandes, UECE - Universidade estadual do Ceará

Doutoranda em Geografia pela Universidade estadual do Ceará.

Published

2024-01-04

How to Cite

Vinicius, D., Henrique Feitosa Loureiro, L., Costa Sousa, R., & Garcia Fernandes, T. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: a preservação ambiental na perspectiva de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental1a preservação ambiental na perspectiva de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(Especial). Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/12032