O SHOPPING JUREMA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO ECONÔMICA DA AVENIDA SÃO VICENTE DE PAULA, ARATURI/ CAUCAIA - CEARÁ

Autores/as

Palabras clave:

Comércios. Espaço Urbano. Desenvolvimento. Empreendimento. Intensificação.

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de (re)funcionalização econômica comercial varejista no eixo da Avenida São Vicente de Paula, Araturi - Caucaia e sua relação com a chegada do shopping center, tendo como shopping em destaque: Shopping Jurema (inaugurado em 2014). A metodologia utilizada consistiu em realizar levantamentos bibliográficos sobre os impactos da instauração de shopping centers no espaço urbano, o resgate de registros fotográficos para uma melhor compreensão dos fatos abordados, levantamento de dados econômicos do município de Caucaia e a realização de entrevista com a população do bairro para melhor análise dos fatos. Para assim compreender o papel dos shopping centers como espaços que têm atuado na expansão e desenvolvimento do espaço urbano.

Biografía del autor/a

Érica Aparecida da Conceição de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Formada no Colégio CWD Maximus em 2015; Cursando Bacharelado em Geografia, Centro de Ciências e Tecnologia - CCT na Universidade Estadual do Ceará - Uece. Atualmente colaboradora do laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO. Bolsista de Iniciação Científica - FUNCAP (2022 - Atualmente).  

Luiz Nobre da Silva Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Formado na Escola Presidente José Sarney em 2014; Cursando Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO/UECE.

Lara Lima Lourenço, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) na Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO. Graduada em Geografia/Bacharelado na Universidade Estadual do Ceará (2021). Pesquisadora colaboradora e supervisora do grupo de estudo de sensoriamento remoto do LABGEO/UECE. Pós graduada em Topografia e Sensoriamento Remoto. Especialista em Geoprocessamento aplicado a análise ambiental e recursos hídricos. Membro do Grupo de Pesquisa Semiárido Brasileiro e o Contexto Geoambiental (CNPq).Com interesse principalmente nos temas: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Vulnerabilidade e redução de riscos de desastres e Licenciamento Ambiental.

Publicado

2024-01-04

Cómo citar

Aparecida da Conceição de Sousa, Érica, Nobre da Silva Júnior, L., & Lima Lourenço, L. (2024). O SHOPPING JUREMA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO ECONÔMICA DA AVENIDA SÃO VICENTE DE PAULA, ARATURI/ CAUCAIA - CEARÁ. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(Especial), 72–86. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/12031