ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO DE CHEIAS E INUNDAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO REVUÈ, DISTRITO DE MANICA, REGIÃO CENTRO DE MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.52521/cecit.v6i1.14849Keywords:
Inundações, Cheias, Bacia do Revué, Geoprocessamento, MoçambiqueAbstract
As cheias e inundações nas áreas urbanas causam sérios prejuízos à população e são frequentemente agravadas por diversos fatores. A falta de informações adequadas, como mapas de risco, tem dificultado a gestão em áreas vulneráveis. A metodologia do estudo foi dividida em quatro fases principais: definição e obtenção das variáveis necessárias, construção do modelo, confecção do mapa de cheias e inundações e avaliação da confiabilidade do produto. A elaboração dos mapas foi realizada no ArcGIS 10.3, utilizando dados como o tipo de solo e precipitação, fornecidos pela CENACARTA, informações de altimetria e declividade, obtidas via SRTM e no ESRI obteve-se a imagem do uso e cobertura do solo. O modelo de análise hierárquica atribuiu pesos às variáveis de risco, como tipos de solo, uso do solo, altimetria, declividade e precipitação. A análise de declividade revelou que a maioria da área possui terrenos planos, com 53,85%, seguidos de áreas suavemente onduladas (33,50%). A análise de uso do solo mostrou que as pastagens predominam, com 56,60%, e a vegetação arbórea ocupa 37,24%. A análise hipsométrica indicou que a maior parte da bacia está na faixa de altitude entre 586 e 824 metros, representando 44,96%. Quanto à precipitação, a faixa de 128 mm é a mais prevalente, cobrindo 42,81% da área. A distribuição dos solos revelou predominância de rhodic ferralsols, com 34,25%. A análise final, que integrou todas as variáveis, gerou um mapa de susceptibilidade a cheias e inundações, indicando que a maior área (40,68%) está classificada com alto risco, seguida de risco médio (29,93%) e baixo (21,51%).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2025 Isac Toaya Mussama, Gervásio Castro Morais Magaia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.