APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS À DETECÇÃO DE MUDANÇAS NA COBERTURA VEGETAL NO DISTRITO DE GILÉ, PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA, MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.52521/cecit.v6i1.15442Resumen
O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) é uma ferramenta importante para verificar a qualidade da vegetação, levando em conta fatores como clima e práticas agrícolas. O propósito deste estudo foi examinar as alterações no NDVI no Distrito de Gilé, província da Zambézia, Moçambique de 2000, 2010 e 2020, detectando tendências e mudanças ao longo do tempo para compreender as dinâmicas ambientais e seus efeitos no ecossistema local. Ao utilizar dados espectrais provenientes de Sensoriamento Remoto (TM-Landsat 5 e Landsat 8/OLI) e o programa ArcGis, conseguimos calcular o NDVI e tratar os dados. As análises do NDVI mostram mudanças significativas na cobertura vegetal entre 2000, 2010 e 2020. Em 2000, a área sem vegetação correspondia a 10,27% do distrito, mas esse número aumentou para 38,06% em 2010, e depois diminuiu para 20,06% em 2020, indicando possíveis esforços de recuperação. A vegetação rasteira e esparsa foi reduzida ao longo dos anos, enquanto a vegetação densa cresceu consideravelmente, o que mostra processos de regeneração. Esse crescimento da vegetação densa estar ligada a ações de conservação e reflorestamento. Além disso, fatores climáticos, como a precipitação e a temperatura, influenciaram a recuperação das áreas degradadas, junto com práticas agrícolas mais sustentáveis. A regeneração da área é visível e está diretamente ligada a esforços de preservação e à redução das pressões humanas, como a gestão de incêndios.
Palavras-chave: NDVI; Sensoriamento Remoto; Cobertura Vegetal; Regeneração
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2025 Isac Toaya Mussama, Sarah Afonso RODOVALHO, Lucimara ALBIERI

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.


