PROJETO ALAGA AQUI: MAPEAMENTO DOS PONTOS DE ALAGAMENTO E INUNDAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DA CIDADE DE CRATEÚS-CE
Keywords:
Mapeamento participativo, Eventos extremos, Planejamento urbanoAbstract
O município de Crateús passa frequentemente por eventos de enchentes e inundações devido às ocupações irregulares às margens do rio Poti, no período de maior incidência de precipitação pluviométrica que compreende, geralmente, de janeiro a abril, de acordo com dados da FUNCEME. Neste contexto, tem-se como objetivo geral: Inventariar os pontos de alagamento e inundação nos meses de janeiro a abril de 2023 na zona urbana de Crateús para auxiliar na gestão da cidade. A metodologia se deu da seguinte forma: Coleta dos principais dados acerca de alagamento e inundação na cidade de Crateús; inventário dos pontos de alagamento e inundação por meio de um mapeamento participativo onde a sociedade, via páginas na web e perfis em redes sociais, contribuiu para a identificação dos pontos na cidade, adjunto da visita a campo e produção de materiais informativos. Como resultados, tornou-se notório a quantidade de locais, principalmente no centro de Crateús, que estão frequentemente alagados ou inundados, deixando a população em vulnerabilidade. Dessa forma, foi possível a plotagem em um site dos pontos inventariados, disponível para livre acesso, visando a cooperação na gestão e ordenamento territorial do município em questão. Em seguida, foi gerado um QR-code para ser divulgado tanto na carta-imagem produzida pelos autores, como no IFCE Campus Crateús e ao redor da cidade para que mais pessoas tenham conhecimento do projeto. Portanto, a população terá maiores informações acerca dos locais afetados e o poder público poderá traçar estratégias para que não venham a interferir no pleno funcionamento da cidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2024 Thais Menezes Lopes, Alisson Medeiros de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.