PROJETO ALAGA AQUI: MAPEAMENTO DOS PONTOS DE ALAGAMENTO E INUNDAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DA CIDADE DE CRATEÚS-CE
Palavras-chave:
Mapeamento participativo, Eventos extremos, Planejamento urbanoResumo
O município de Crateús passa frequentemente por eventos de enchentes e inundações devido às ocupações irregulares às margens do rio Poti, no período de maior incidência de precipitação pluviométrica que compreende, geralmente, de janeiro a abril, de acordo com dados da FUNCEME. Neste contexto, tem-se como objetivo geral: Inventariar os pontos de alagamento e inundação nos meses de janeiro a abril de 2023 na zona urbana de Crateús para auxiliar na gestão da cidade. A metodologia se deu da seguinte forma: Coleta dos principais dados acerca de alagamento e inundação na cidade de Crateús; inventário dos pontos de alagamento e inundação por meio de um mapeamento participativo onde a sociedade, via páginas na web e perfis em redes sociais, contribuiu para a identificação dos pontos na cidade, adjunto da visita a campo e produção de materiais informativos. Como resultados, tornou-se notório a quantidade de locais, principalmente no centro de Crateús, que estão frequentemente alagados ou inundados, deixando a população em vulnerabilidade. Dessa forma, foi possível a plotagem em um site dos pontos inventariados, disponível para livre acesso, visando a cooperação na gestão e ordenamento territorial do município em questão. Em seguida, foi gerado um QR-code para ser divulgado tanto na carta-imagem produzida pelos autores, como no IFCE Campus Crateús e ao redor da cidade para que mais pessoas tenham conhecimento do projeto. Portanto, a população terá maiores informações acerca dos locais afetados e o poder público poderá traçar estratégias para que não venham a interferir no pleno funcionamento da cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Thais Menezes Lopes, Alisson Medeiros de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.