Contribuição de Celso Furtado na Política de Desenvolvimento Regional para o Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.32335/2238-0426.2024.14.33.15143Palavras-chave:
políticas públicas, desenvolvimento, subdesenvolvimento, nordesteResumo
O objetivo deste estudo foi compreender a Política Pública de Desenvolvimento Regional para o Nordeste do Brasil elaborada por Celso Furtado, suas ideias e contribuições que impactaram não só a região, mas todo o país. Celso Furtado propôs uma política de Estado que buscava, além do crescimento econômico, o desenvolvimento humano e as estruturas sociais pré-modernas da região, marcadas por uma brutal desigualdade social. Seu pensamento empreendeu uma ruptura histórica, epistemológica e política e inaugurou uma nova maneira de entender a realidade nordestina, à medida que propunha a necessidade de conviver com a seca e não combater o referido fenômeno natural, como se acreditava anteriormente.
Downloads
Referências
Furtado, C. (1959). A Operação Nordeste. Ed. ISEB.
Furtado, C. (1985). A fantasia organizada. Paz e Terra.
Furtado, C. (1989). A fantasia desfeita. Paz e Terra.
Grupo de Trabalho do Desenvolvimento do Nordeste. (1959). Uma Política para o Desenvolvimento do Nordeste. BNDES. https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/17760
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. (1963). Plano Diretor do Desenvolvimento do Nordeste II 1963/1965 (2a ed.). Sudene.
Salmito Filho, J. Celso Furtado – uma política de desenvolvimento – o projeto interrompido chamado Nordeste. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) – Programa de Pós Graduação em Planejamento e Políticas Públicas, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Conhecer: debate entre o público e o privado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

