A Vigilância Sanitária e os Serviços de Hemodiálise
Palavras-chave:
políticas públicas, vigilância sanitária, hemodiáliseResumo
Este trabalho pretende verificar o papel do Serviço de Vigilância Sanitária com vistas ao cumprimento de políticas públicas dos princípios norteadores da construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Nosso principal objetivo é pesquisar o papel desenvolvido pela Vigilância Sanitária sobre o setor regulado; mais precisamente à cerca de como se encontram esses serviços, como estão no tocante ao atendimento às normas sanitárias vigentes; bem como qual o sentimento, qual a percepção do usuário no que tange a conhecimentos sobre o tratamento e a importância desse conhecimento para uma maior segurança tanto ao próprio tratamento quanto aos riscos que eles podem estar expostos caso alguns cuidados não sejam observados.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. D.O.U. 12.9.1990.
______. Ministério da Saúde. Lei n.º 9.782,de 26 de janeiro de 1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dá outras providências. DOU 27 jan. 1999, Poder Executivo, Brasília: Distrito Federal, 1999.
COHN, Amélia; ELIAS, Paulo, E. Saúde no Brasil:política e organização de serviços. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
COMPARATO, Fábio Konder. A nova cidadania. Revista de Cultura e Política Lua Nova. São Paulo, n. 28/29, p. 85-106, 1993.
COSTA, E.A.Conceitos e área de abrangência. In: ROZENFELD, Suely (org.). Fundamentos da vigilância sanitária. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2000.
EDUARDO, Maria Bernadete de Paula. Vigilância sanitária e seu papel na avaliação de tecnologia.São Paulo, 1997 Monografia. (Pós-Graduação). Departamento de Medicina Preventiva, FMUSP, 1997.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 1998.
NOVAES, H. M. D. Avaliação de programas, serviços e tecnologia em saúde. Rev. Saúde Pública, São Paulo, 34(5); 547-559, 2000.
ROSEN, G. Uma história da saúde pública. São Paulo. UNESP/ HUCITEC/ABRASCO, 1994.
STEFANELLI, M. C. Comunicação com o paciente: teoria e ensino. 2. ed. São Paulo: Robe, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.