Qualidade de vida no trabalho:

percepções sobre sua importância como política de valorização no serviço público

Autores

  • Carla Valéria Nogueira
  • Francisco Horácio da Silva Frota Doutor em Sociologia pela Universidade de Salamanca - Espanha e Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE https://orcid.org/0000-0001-6534-1349

Palavras-chave:

qualidade de vida no trabalho, valorização no serviço público, administração gerencial

Resumo

Os programas de qualidade de vida no trabalho surgem como uma tentativa de minimizar os efeitos negativos das novas formas de organização com uma proposta de valorização dos trabalhadores com uma proposta de valorização dos trabalhadores. Neste estudo de caso, procuramos conhecer, por meio de entrevistas e pesquisa documental, a percepção dos beneficiários de um programa que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida no trabalho, procurando especificar seu nível de importância como política de valorização no serviço público. A pesquisa foi realizada com sete trabalhadores do órgão onde o programa é desenvolvido como projeto-piloto. Os resultados encontrados demonstram que o programa é considerado válido enquanto política de valorização por promover a integração entre os trabalhadores, diminuição do estresse ocupacional e aumentando sua autoestima. Porém, sua proposta não está atrelada a outras
políticas de valorização consideradas fundamentais que estão relacionadas a mudanças na organização do trabalho e nas condições de trabalho, fatores considerados cruciais para uma boa qualidade de vida no trabalho na instituição estudada.

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Publicado

2011-09-05

Como Citar

Nogueira, C. V., & da Silva Frota, F. H. (2011). Qualidade de vida no trabalho:: percepções sobre sua importância como política de valorização no serviço público. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(03), 31–58. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1257

Edição

Seção

Artigos