Arte, educação científica e política:

diálogos plurais

Autores

  • Thelma Lopes Doutora em Ciências – IOC e Professora da Fundação Cecierj
  • Monica Santos Dahmouche Doutora em Física – USP e Vice-Presidência Científica da Fundação Cecierj https://orcid.org/0000-0003-0802-7534

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1131

Palavras-chave:

arte, ciência, democracia, divulgação científica, educação científica

Resumo

Este artigo lança luz sobre a relação entre arte, educação e política, enfocando ações de educação não formal na área de divulgação científica, onde o interesse pelo diálogo entre arte e ciência é crescente. O entrelaçamento de diferentes campos do conhecimento propõe desafios específicos, dispostos em múltiplas camadas. Sejam aqueles relacionados ao status atribuído a cada campo e a consequente influência nas políticas implantadas para eles ou às estratégias pedagógicas, que devem ser concebidas de modo a considerar alfabetos próprios a cada área envolvida; ou, ainda, ao fato de vivermos em uma época na qual o paradigma dominante é o científico. O pano de fundo da discussão aqui proposta consiste em atividades desenvolvidas pelos “Espaços da Ciência” vinculados à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Constatou-se que combinar arte e ciência pode contribuir para o entendimento de afetos, desafetos, emoções, princípios históricos, razões sociais, interesses políticos, inclinações partidárias e tantos outros determinantes da produção do conhecimento.

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

Lopes, T., & Dahmouche, M. S. (2019). Arte, educação científica e política:: diálogos plurais. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 9(23), 141–164. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1131

Edição

Seção

Artigos