Arte, gênero, movimento estudantil:

experiências com ocupação e pintura de murais

Autores

  • Francisco Vitor Macêdo Pereira Doutor em Filosofia Prática Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UFPE Professor na – UNILAB https://orcid.org/0000-0003-0474-7331
  • Silmara Peixoto Moreira Graduada em Sociologia – UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1122

Palavras-chave:

arte, muralismo, mulheres, ocupação estudantil

Resumo

Este artigo consiste em um relato de experiências com dois trabalhos artísticos sobre a diversidade das mulheres na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Inicialmente, as experiências com pinturas e desenhos em paredes – conhecidos como muralismo – deram-se na ocupação da UNILAB, em 2016, ocasião na qual se realizou uma intervenção artística na sala dos professores. Por incentivo e ajuda de outros estudantes, os autores deste artigo elaboraram seu primeiro painel – que significa, em nossa leitura, o rosto da UNILAB em sua proposta de integração de culturas e diversidades. Por conseguinte, nosso segundo painel surgiu em 2018, em formato de trabalho de conclusão de curso (TCC) da Licenciatura em Sociologia. Sob a perspectiva da luta pela igualdade de gênero, enfatizamos a importância de valorizar e fortalecer politicamente as expressões artísticas feministas em suas lutas e resistências, com vistas a alcançar maior justiça e igualdade social – em sentido contrário a todas as formas de dominação histórica dos homens sobre as mulheres.

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

Macêdo Pereira, F. V., & Moreira, S. P. (2019). Arte, gênero, movimento estudantil:: experiências com ocupação e pintura de murais. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 9(23), 180–197. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1122

Edição

Seção

Artigos