Tapeçarias de Madalena dos Santos Reinbolt:

identificação de arte e artista popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1060

Palavras-chave:

arte popular, estudos culturais, lugar de fala, tapeçaria

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender como a artista popular negra Madalena dos Santos Reinbolt (1919-1977) representa seu universo cultural por meio de seu trabalho em tapeçaria. Assim, este artigo: a) discute concepções de arte e artista popular a partir da lente dos Estudos Culturais; b) identifica especificidades da artista e de sua obra, de modo a saber como suas vivências se fazem presentes em suas tapeçarias; e, por fim, c) analisa duas tapeçarias expostas no Museu Afro Brasil, produzidas entre 1969 e 1975, com vistas a identificar elementos que demarcam as concepções de arte popular e artista popular. Conclui-se que as produções oriundas das camadas subalternas têm um potencial criador – portanto, esse saber tem a mesma importância de qualquer outro e estudar o lugar de fala de Madalena enquanto mulher-negra-tapeceira se mostra essencial para entender sua produção artística, pois seu processo criativo está intimamente ligado ao fato de ser mulher e negra no Brasil.

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Publicado

2019-06-24

Como Citar

da Silva, E. C., & Felipe, D. A. (2019). Tapeçarias de Madalena dos Santos Reinbolt:: identificação de arte e artista popular. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 9(23), 94–123. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1060

Edição

Seção

Artigos