Política de Inclusão ao Deficiente Visual na UFC:

estudo de caso

Autores

  • Ana Paula Brandão Souto
  • Michell Ângelo Marques Araújo
  • Francisco Josênio Camelo Parente Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP e Professor do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE https://orcid.org/0000-0002-4011-311X

Palavras-chave:

Deficiente visual. Inclusão social. Exclusão. Legislação. Ensino superior

Resumo

A sociedade desse século ainda está aprendendo a lidar com as pessoas diferentes, existem dessa forma milhares de excluídos em nosso meio, entre esses temos o deficiente visual. Essa pesquisa abordou a inclusão do deficiente visual no ensino superior, com o objetivo geral de descrever a aplicabilidade das normas constitucionais da inclusão do deficiente visual na prática em Instituição Pública de Ensino Superior e com objetivos específicos de identificar os princípios jurídicos na inclusão desta população e apontar os avanços e desafios da inclusão do deficiente visual. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica mediante explicações embasadas em trabalhos publicados sob a forma de livros, revistas, artigos, enfim, publicações especializadas, imprensa escrita e dados oficiais publicados na Internet, que abordem direta ou indiretamente o tema servindo de suporte para a realização de um estudo de caso descritivo na Universidade Federal do Ceará-UFC. De acordo com o estudo de caso as ações inclusivas na UFC são realizadas de forma pouco sistemática, contingente e emergencial, ocorrendo quase que exclusivamente sob a demanda daquelas pessoas com deficiência que nela ingressam, na condição de aluno ou servidor. Em atendimento à legislação brasileira, foi criada a Comissão Especial de Educação Inclusiva (CEIn), responsável pela proposição de políticas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência na UFC. Este ato foi efetivado pela Portaria nº 3268. A, de 25 de novembro de 2009. Dentre as ações realizadas, destacam-se: adaptações na estrutura física de algumas áreas da UFC; discussões quanto a ações pedagógicas que favoreçam a inclusão e equiparação de oportunidades de alunos com deficiência; formação para acessibilidade; reflexões sobre a educação de alunos com deficiência, estimulando a criação de uma cultura inclusiva e implantação do Centro Digital de Apoio ao Aluno com Deficiência no Centro de Humanidades.

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Publicado

2015-09-01

Como Citar

Souto, A. P. B., Araújo, M. Ângelo M., & Parente, F. J. C. (2015). Política de Inclusão ao Deficiente Visual na UFC:: estudo de caso. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 5(15), 69–85. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1009

Edição

Seção

Artigos