José do Telhado, cantado e decantado em obras literárias

honra, coragem e justiça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/21.8724

Palavras-chave:

Bandido de Honra, Camilo Castelo Branco, Romances, José do Telhado

Resumo

Neste texto, reflito sobre as representações realizadas, por meio de romancistas, sobre um bandido-herói português, José Teixeira da Silva, conhecido como José do Telhado, que viveu no século XIX, na região do Distrito do Porto, Portugal. José do Telhado comandou uma quadrilha de salteadores que tinha como aspectos importantes evitar “o uso da violência física”, fazer uma classificação moral das suas possíveis vítimas, bem como, o fato de “roubar dos ricos para distribuir com os pobres”. A máxima difundida é a de que ele perseguia uma moral, procurava uma honra, tendo como corolário ou contraposição o estabelecimento de uma “justiça popular”. Camilo Castelo Branco, celebrado romancista de Portugal notabilizou José do Telhado, germinando um salteador ilustre, de renome e célebre, dando asas à imaginação popular. Foi classificado por alguns romancistas, que se dedicaram a esse tema, como o maior salteador/bandido do século XIX, de Portugal, tendo sido degredado, para a África. Na trajetória dele, nos romances, esse personagem é enaltecido pelos valores de bondade, altruísmo, resiliência e em razão de um comportamento íntegro.

Biografia do Autor

César Barreira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris e pelo Instituto de Ciências Sociais - Lisboa. Professor Titular em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e coordenador sênior do Laboratório de Estudos da Violência da UFC. Pesquisador do CNPq (nível I-A), líder do Grupo de Pesquisa Poder, Violência e Cidadania do CNPq.

Referências

CASTELO BRANCO, Camilo. Memórias do Cárcere. Porto:Porto Editora, 2004.

CASTELO BRANCO, Camilo.Maria da Fonte. Lisboa: Frenesi, 2001 [1ed.1885].

CASTRO, José Manuel de. Zé Telhado.Viseu: Tipografia Guerra. 1980.

CASTRO PINTO, José Manuel de. José do Telhado: culpado e inocente. Lisboa: Plátano Editora, 2003.

CASTRO PINTO, José Manuel de. José do Telhado: o Robim dos Bosques português?Vida e aventura. Lisboa: Plátano Editora, 2007.

BESSA-LUIS, Agustina. A Sibila. Lisboa: Guimarães Editores, LDA, 1998.

MONTEIRO, Campos. José do Telhado e os seus Quadrilheiros. Amarante: Edições do Tâmega, 2001.

NORONHA, Eduardo de. José do Telhado em África: romance baseado sobre fatos históricos. 4 ed. Porto: Domingos Barreira, 1984.

NORONHA, Eduardo de. José do Telhado: romance baseado sobre fatos históricos. 4 ed. Porto: Domingos Barreira (s/d).

PINTO, Augusto. Quem foi José do Telhado. Lisboa: Moderna Editorial Lavores, 2005.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

BARREIRA, C. José do Telhado, cantado e decantado em obras literárias: honra, coragem e justiça. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 21, n. 44, p. 61–82, 2023. DOI: 10.52521/21.8724. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/8724. Acesso em: 11 maio. 2024.