O encontro das águas com a academia

estado da arte do Cinturão das Águas do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/20.8181

Palavras-chave:

Cinturão das Águas do Ceará, Conflitos Ecológicos Distributivos, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo objetiva descrever o estado da arte do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), maior transposição de águas do Ceará. Os dados foram coletados no dia 26 de março de 2022 nas seguintes plataformas: Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo); Web of Science; Catálogo de Teses e Dissertação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Google Acadêmico. Como instrumento de análise, optamos pela análise de conteúdo, classificando os estudos com base em seus resultados. Obtivemos as seguintes nomenclaturas: 1) Conflitos ecológicos e sociais instalados pelo Cinturão das Águas do Ceará; 2) Resultantes do Cinturão das Águas do Ceará sobre o território; 3) Resultantes das desapropriações do Cinturão das Águas do Ceará; e 4) Discurso legitimador do Cinturão das Águas do Ceará. Por fim, verifica-se que em nenhum dos estudos há algum tipo de abordagem positiva sobre a obra: todos os textos científicos analisados reconhecem que o CAC privilegia grupos econômicos em detrimento das comunidades campesinas locais; e o processo de implementação provoca uma radical ruptura territorial, afetando a saúde, a moradia e a qualidade de vida da população atingida, reafirmando sua relação direta com a temática de conflitos ecológicos distributivos.

Biografia do Autor

Estêvão Lima Arrais, Universidade Estadual do Ceará

Diretor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo na Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2019). Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri (2017). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LACITE/UFCA), vinculado à linha de pesquisa "Gestão pública, cidades inteligentes e inovação". Possui experiência com elaboração, gestão, implementação e avaliação de políticas públicas. Tem interesse pela área de políticas públicas e áreas afins.

Neiara de Morais Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em "Democracia no Século XXI" pela Universidade de Coimbra (título reconhecido pelo programa de Doutorado em Ciência Política da UFMG), especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estadual do Ceará e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará.  Advogada com atuação nas áreas de Direitos Humanos, Direito da Infância e da Juventude e Direito à Participação Cidadã. Foi coordenadora do Orçamento Participativo da Prefeitura de Fortaleza. Fundadora e coordenadora de projetos da ONG Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará. Trabalhou como consultora de projetos, nos setores público e privado, ligados ao tema da participação popular e políticas públicas. Pesquisadora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas/RJ e membro dos grupos de pesquisa: Políticas Sociais, Trabalho e Cidadania, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e NESPROM - Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde da UNB. Atualmente, é professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.

BARBOSA, Higo Tavares; GUILHERME, Laís Chaves; BANDEIRA, Ana Patricia Nunes. Análise da colapsibilidade do solo de um trecho do Projeto Cinturão das Águas do Ceará. In: XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Belo Horizonte. 2016.

BRASIL. Projeto de transposição de águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. 2000. Disponível em: < http://www.mi.gov.br/documents/47109/3768610/IR_VG_RT_GR_001_RELAT_GERAL_TOMO1.pdf/baf57ebe-2faf-4e4e-83f4-84bf3b85aff8 > Acessado em: 28 de abril de 2018.

BRITO, Anderson Camargo Rodrigues. Transformações territoriais no Cariri cearense: o Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e o contexto de conflitos no Baixio das Palmeiras, Crato/CE. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Pós-Graduação em Geografia, Recife, 2016.

BRITO, Anderson Camargo Rodrigues. O Cinturão das Águas do Ceará e as (des)continuidades das grandes obras na América Latina. In: XI - Encontro Nacional da ANPEGE. ISSN: 2175-8875. 2015.

Cariri REVISTA. O Baixio resiste. 2016. Disponível em: https://caririrevista.com.br/o-baixio-resiste/. Acessado em: 24 de dezembro de 2020.

CASTRO, Cicero Luciano Ferreira de. A (re)produção do espaço pautada nas dinâmicas socioeconômicas do circuito espacial produtivo da banana em Missão Velha - Ceará. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/D.8.2019.tde-22032019-133541. Acesso em: 2021-02-17.

COGERH. Mapas. 2018. Disponível em: https://portal.cogerh.com.br/mapas/#pid=8. Acessado em: 02 de dezembro de 2020.

DA SILVA DOMINGOS, Ana Larissa Raynara. DA SILVA, Ítalo John Freitas da. SALVIANO, Júlia Katry Vasconcelos. FAGUNDES, Caroline Grangeiro. BRAGA, Ana Elisa Linhares de Meneses. A luta pela água e a busca pela auto-identificação étnica e direito no interior do Ceará. Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, v. 8, n. 2, p. 488-507, 2020.

FERREIRA, Michel Monteiro. População de distrito no Crato protesta contra obra do “Cinturão das Águas do Ceará”. 2014. Disponível em: https://revistaberro.com/noticia/populacao-de-distrito-no-crato-protesta-contra-obra-do-cinturao-das-aguas-do-ceara/. Acessado em: 21 de outubro de 2022.

FERREIRA DA SILVA, Josier. NOBRE, Francisco Wlirian. O discurso da seca e da crise hídrica: uma análise do Cinturão das Águas do Ceará. Sustainability in Debate/Sustentabilidade em Debate, v. 7, n. 3, 2016.

FÓRUM JUSTIÇA. Cartas do Fórum Justiça Ceará. 2013. Disponível em: https://www.forumjustica.com.br/cartas-do-forum-justica-ceara/. Acessado em: 25 de dezembro de 2020.

GOMIDE, Alexandre de Avila; PIRES, Roberto (Edit.). Capacidades estatais e democracia: a abordagem dos arranjos institucionais para análise de políticas públicas. Brasília: IPEA, 2014. 385 p. ISBN 9788578111991.

HAESBAERT, Rogério. Desterritorialização, multiterritorialidade e regionalização. Oficina sobre a Política Nacional de Ordenamento Territorial, 2003, 15-29.

HOCHSTETLER, Jathryn. Conflicts between state and civil Society related to infrastructure projects. In: Governança da política de infraestrutura: condicionantes institucionais ao investimento. Rio de Janeiro: IPEA,2018.

LEANDRO, Thamiris da Franca. PIANCÓ, Ana Roberta Duarte. Os impactos negativos causados pelo projeto cinturão das águas, parte do projeto da transposição do rio São Francisco, na localidade do Baixio das Palmeiras - Crato/CE. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2014.

MARTINS, Cícera Mônica da Silva Sousa. Afetividade em contextos de desapropriação: impactos psicossociais das obras do cinturão das águas do Ceará em comunidades rurais do município do Crato-CE. Orientadora: Zulmira Áurea Cruz Bomfim. 2020. 208 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

MARTÍNEZ ALIER, Joan. O ecologismo dos pobres: conflitos ambientais e linguagens de valoração. 2 ed.,4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.

MORAIS, Lecio; SAAD-FILHO, Alfredo. Da economia política à política econômica: o novo-desenvolvimentismo e o governo Lula. Brazilian Journal of Political Economy, 2011, 31: 507-527.

NOBRE, Francisco Wlirian. Das águas que convergem as águas que divergem: mercadorização da água na região do cariri cearense. Revista de Geografia (Recife), v. 34, n. 3, 2017a.

NOBRE, Francisco Wlirian. Os efeitos do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) no distrito de Baixio das Palmeiras, Crato-CE. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Cariri, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável, Juazeiro do Norte, 2017.

NIGÉRIA AUDIOVISUAL. O Baixio Preocupado – curta. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=48lds9eJxUg. Acessado em: 25 de dezembro de 2020.

O POVO. Cinturão das Águas do Ceará. 2017. Disponível em: < https://especiais.opovo.com.br/cinturaodasaguas/ > Acessado em 04 de maio de 2018.

PACHECO, Fábio Pinheiro; MARTINS, Cícera Mônica da Silva Sousa; BONFIM, Zulmira Áurea Cruz. Contribuições da psicologia para a análise de desapropriações de comunidades dos espaços urbano e rural cearenses. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 132-140, jul./dez. 2020.

PEREIRA, Liana de Andrade Esmeraldo. Migração ambiental compulsória em hidroterritórios: impacto ocasionado nas famílias pelo cinturão das águas, na região do cariri cearense' 31/07/2020 279 f. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável instituição de ensino: Universidade de Brasília, Brasília biblioteca depositária: UNB.

PEREIRA, Liana de Andrade Esmeraldo. ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar. Adoecimento em conflitos socioambientais: o projeto hídrico cinturão das águas. In: Alicerces e adversidades das ciências da saúde no Brasil 5/ Organizador Benedito Rodrigues da Silva Neto. - Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.

SABOIA, Andrey Luna. Água para quem? Os meandros da gestão de recursos hídricos no estado do Ceará. 2015. 178 f. Dissertação (mestrado em desenvolvimento e meio ambiente)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2015.

SOUSA, José Anderson de. Projeto de transposição do rio são Francisco e o agrohidronegócio no Cariri cearense. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife – PE, 2019.

TAVARES, Carliana Carvalho Fonteles. Luta e resistência: do Cinturão das Águas do Ceará ao Movimento Social Somos todos Baixio das Palmeiras. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável) – Universidade Federal do Cariri (UFCA/ PRODER), Juazeiro do Norte, 2016.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

ARRAIS, E. L.; DE MORAIS BEZERRA, N. O encontro das águas com a academia: estado da arte do Cinturão das Águas do Ceará. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 20, n. 42 mai/ago, 2022. DOI: 10.52521/20.8181. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/8181. Acesso em: 24 abr. 2024.