Do racismo estrutural às lutas antirracistas

resistências negras no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/19.7477

Biografia do Autor

Renata Gonçalves, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. É docente do curso de Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista; coordenadora do Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti (NEHS) e líder do Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares: análise da questão racial no Brasil. É coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Unifesp.

Maria Zelma de Araújo Madeira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade racial do Ceará (desde 2015). Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do NUAFRO - Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família da UECE. Líder do Grupo de Pesquisa Relações Etnico-raciais: cultura e sociedade da UECE.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

GONÇALVES, R.; MADEIRA, M. Z. de A. Do racismo estrutural às lutas antirracistas: resistências negras no Brasil. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 19, n. 40 set/dez, 2021. DOI: 10.52521/19.7477. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/7477. Acesso em: 22 jan. 2025.