Educação e Trabalho no Século XXI

as condições sociais dos jovens no processo de transição escola-emprego na Alemanha e no Brasil

Autores

  • Francisca Rejane Bezerra Andrade
  • Marcelo Parreira do Amaral

Palavras-chave:

Juventude, Educação, Trabalho, Brasil, Alemanha

Resumo

O atual contexto da educação, do trabalho e do emprego, e especificamente das possibilidades de emprego da população jovem alemã e brasileira, resultam de um conjunto de mudanças no mundo do trabalho que vieram acompanhadas por avanços científico-tecnológicos e por um novo desenho ideológico-político mundial, difundido por um discurso sobre a sociedade e a economia baseadas no conhecimento (knowledge-based society/economy). Essa realidade desencadeou um quadro sociopolítico e econômico mundial substitutivo aos anos dourados (1940 – 1960). O desemprego e a precarização do trabalho passam a compor a nova realidade da estrutura produtiva mundial, acrescida do baixo dinamismo da produção e da forte oscilação no nível de atividade econômica mundial. Nessa conjuntura, as taxas de desemprego mundial da população jovem mostram-se mais sensíveis que as taxas de adultos, contribuindo para o entendimento de que a inserção dos jovens no mercado de trabalho torna-se um desafio e um elemento central para as nações. É a partir da compreensão dessa realidade que o presente artigo apresenta uma análise das atuais condições dos jovens no processo de transição escola-emprego no Brasil e na Alemanha, identificando os principais elementos constitutivos desse processo.  

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Publicado

2020-01-28

Como Citar

BEZERRA ANDRADE, F. R.; DO AMARAL, M. P. Educação e Trabalho no Século XXI: as condições sociais dos jovens no processo de transição escola-emprego na Alemanha e no Brasil. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 29–54, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2610. Acesso em: 26 abr. 2024.