Estudantes cabo-verdianos no Brasil

tensões raciais e “reafricanização”

Autores

  • Daniele Ellery Mourão

Palavras-chave:

estudantes caboverdianos no Brasil, tensões raciais e reconfigurações identitárias

Resumo

Com base nos dados da minha pesquisa de doutorado com estudantes cabo-verdianos do ensino superior no Brasil e em Portugal, realizada no Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), este artigo pretende analisar os processos de reconstrução identitária desses estudantes especificamente vivendo no Rio de Janeiro. O objetivo é refletir sobre o impacto do trânsito para a reconfiguração da identidade e do pertencimento em contexto pós-colonial, a partir das estratégias identitárias encontradas por eles para se inserir no novo contexto social de destino durante a construção de seus projetos de vida, vivenciando as tensões raciais da sociedade brasileira, interagindo com estudantes e professores que os identificam como negros e africanos.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

MOURÃO, D. E. Estudantes cabo-verdianos no Brasil: tensões raciais e “reafricanização”. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 12, n. 23 jan.jun, p. 73–90, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2557. Acesso em: 4 dez. 2024.