Políticas e Reformas Educacionais

arenas de contradições e embates em torno da formação e profissionalização docente

Autores

  • Ana Ignez Belém L. Nunes

Palavras-chave:

Política educacional, Formação docente, Desenvolvimento profissional, Políticas de formação

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir as políticas de formação docente para a América Latina e Brasil, especialmente nos anos 1990. Neste sentido, destaca-se o papel dos professores frente às constantes reformas educacionais e às demandas postas pela sociedade atual. A intensa agenda de mudanças atribuiu novos papéis e responsabilidades aos professores. Aumentam-se as exigências profissionais, bem como se difunde um discurso que ressalta a importância social da figura docente, evidenciando a necessidade de ações intensivas de formação continuada. Por outro lado, o professor lida com adversas condições de trabalho que não correspondem às expectativas, cobranças e à anunciada importância da profissão docente. A racionalização e a privatização presentes nas atuais políticas neoliberais constituem um controle externo à profissão docente. Nesses processos os professores são definidos de acordo com critérios da racionalidade técnica, acentuando a dicotomia entre a teoria e a prática e entre o planejamento e a execução. No caso da formação continuada, são muitas as incoerências entre o perfil pretendido para este novo professor e as estratégias formativas propostas e desenvolvidas pelas administrações educacionais. Nesta perspectiva, é importante considerar os docentes como personagens-chave na luta por uma educação de qualidade para os alunos, como sujeitos com possibilidades de criar alternativas e refletir sobre os problemas de sua formação e prática pedagógica.O professor, em sua formação, necessita apropriar-se criticamente desses elementos contextuais, e compreender as interfaces da política educacional com o próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

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Publicado

2020-01-26

Como Citar

BELÉM L. NUNES, A. I. Políticas e Reformas Educacionais: arenas de contradições e embates em torno da formação e profissionalização docente. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 3, n. 5 jan.jun, p. 113–135, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2525. Acesso em: 22 dez. 2024.