Educação Profissional
faces e interfaces das reformas
Palavras-chave:
Ensino Profissional, Reforma, Educação Tecnológica, TrabalhoResumo
A educação profissional, na linguagem da LDB 9394/96, ou formação técnico-profissional, na linguagem do passado, vem se constituindo, no Brasil, em educação compensatória à escolarização regular das massas trabalhadoras. Esta não vem sendo a perspectiva da educação profissional do mundo capitalista desenvolvido. Este estudo tem por base a realização de uma pesquisa com professores do Centro de Federal de Educação Tecnológica (CEFET), tendo como objetivo central uma análise sobre a Reforma do Ensino Médio Técnico e Tecnológico destacando as mudanças que ocorreram depois das Reformas dos anos de 1990. Acreditamos que os cursos profissionalizantes devem ser constituídos a partir de características, competências, objetivos extraídos do Mundo do Trabalho (e não apenas do mercado de trabalho), com a participação de distintos setores da sociedade. Em síntese, podemos constatar a fragilidade do ensino técnico, pela adoção do ensino modular; a desvalorização docente; a priorização do “saber-fazer” e do “saber-ser”, em detrimento da real qualificação profissional e o direcionamento ostensivo para o mercado.