Quem são os alunos das escolas estaduais de educação profissional do Ceará?

Um estudo sobre o perfil socioeconômico

Autores

  • Danyelle Nilin Gonçalves
  • Harlon Romariz Rabelo Santos

Palavras-chave:

Escolas Estaduais de Educação Profissional, Educação Profissional, Perfil Socioeconômico de alunos

Resumo

A partir de 2008 se inicia no Ceará a construção de uma política estadual de educação profissional que visa a integração entre o ensino profissionalizante e o ensino médio regular, ecoando com discussões e legislações nacionais e de outros estados. A implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) ocorre com financiamento diferenciado e processo próprio de seleção de alunos e professores. Diversos indicadores educacionais demonstram melhor desempenho dos alunos dessas escolas em relação ao conjunto dos alunos das escolas de ensino médio regular, público estadual. O objetivo desse artigo é apresentar um perfil socioeconômico dos alunos das EEEPs e fazer essa apresentação em comparação ao perfil de seus pares da rede pública regular. Esse perfil é apresentado a partir dos dados do Questionário Socioeconômico do ENEM, edições 2012 e 2013, fornecidos em forma de microdados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e complementados por informações gerais sobre a dinâmica e funcionamento das EEEPs, obtidas através de entrevistas com famílias e coordenadores de três dessas escolas em Fortaleza. A contextualização sobre quem são esses alunos e alunas, sobretudo em termos comparativos, é elemento importante para uma análise dentro da abordagem sociológica da educação, abrindo pistas sobre as relações com o desempenho escolar.

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

GONÇALVES, D. N.; RABELO SANTOS, H. R. Quem são os alunos das escolas estaduais de educação profissional do Ceará? Um estudo sobre o perfil socioeconômico. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 15, n. 29 jan.jun, p. 155–183, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2210. Acesso em: 22 dez. 2024.