Arte em tempos de pandemia - N. 38 (jan-abr 2021)

2020-05-19

Número Temático: Arte em Tempos de Pandemia

Como produzir, fazer circular e proporcionar a recepção de trabalhos de arte em tempos de pandemia? Esta é a pergunta chave deste número temático. Centros culturais, casas de espetáculos, cinemas, teatros, museus e toda sorte de equipamentos voltados à circulação de trabalhos artísticos encontram-se fechados, afinal, não compõem a lista de serviços essenciais autorizados a funcionar em tempos de pandemia, já que são, em geral, espaços em que ocorre a aglomeração de pessoas. No entanto, artistas de distintas searas, da música, ao teatro, passando pelo cinema, a dança, a literatura e as artes visuais, têm buscado meios de continuar com a produção, circulação e recepção de seus trabalhos. Assim, o espaço virtual tem sido uma importante plataforma ao campo ampliado das Artes. Neste sentido, este número busca reunir trabalhos que tencionem as noções de produção artística, circulação e recepção em tempos de pandemia. Interessam, portanto, estudos que debatam a partir das diferentes linguagens artísticas os efeitos no campo da arte que decorrem do isolamento social causado pela disseminação da Covid-19. Ademais, a questão econômica, tão em pauta neste momento, também é foco de atenção deste número: como sobrevivem artistas no período de isolamento social? Em que medida a suspensão da circulação de pessoas impacta políticas públicas, até então, centradas na criação de polos de criatividade? E, por fim, análises históricas que tragam outras pandemias em perspectiva com a atual, relativamente aos efeitos do isolamento no campo da arte, são de igual interesse nesta chamada.  

Palavras-chaves: Pandemia; Crise; Arte; Sociologia da Arte.

 

Organizadores

Guilherme Marcondes – Pós-doutorando (com bolsa PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ).

Sabrina Parracho Sant’anna – Professora associada do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ e professora permanente do PPGCS/UFRRJ. Doutora em Sociologia pelo PPGSA/UFRJ

 

Prazo para submissão: PRORROGADO até 15/10/2020 via https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/index

Previsão de publicação: N. 38 – jan.-abr. 2021