Mulheres Policiais:
Gênero na Organização e nas Práticas da PMCE
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2025.7.18.17155Palabras clave:
gênero, polícia militar, gestão de segurança públicaResumen
No intuito de destacar a figura feminina como gênero colaborador de relevância participativa da Polícia Militar do Ceará – PMCE, o presente trabalho pretende discutir alguns aspectos singulares sobre o perfil da mulher na profissão de policial, com enfoque na institucionalidade e na prática de suas atividades. Após um lapso temporal de 9 (nove) anos entre a permissão de ingresso e a realização do concurso, a Polícia militar do Ceará – PMCE incorporou mulheres em seu quadro funcional no ano de 1994, enfatizando os mecanismos de sutileza dos parâmetros do poder enraizados em uma sociedade patriarcal.
Citas
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1961.
CANTUARIO, Maria Zelma de Araújo Madeira. Relações de gênero e ético-raciais: um recorte na Polícia Civil. In: BRASIL, Glaucíria Mota. A face feminina da Polícia Civil: gênero, hierarquia e poder. Fortaleza: EdUECE, 2008, p.99-120.
FONTES, Ângela Maria Mesquita; MARCONDES, Lourdes Maria Antonioli. Plano nacional de políticas para as mulheres. In: BRASIL. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas Para as Mulheres. Brasília, 2005.
GIUZMÁN, V. A equidade de gênero como tema de debate e de políticas públicas. In: Gênero, família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Faperj, 2008.
GRECO, Rogério. Código penal: comentado. [S.l]: Impetus, 2008.
HUNTINGTON, Samuel P. O soldado e o Estado: teoria e política das relações entre civis e militares. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1996.
SOARES, Bárbara Musumeci; MUSUMECI, Leonarda. Mulheres Policiais: presença feminina na Polícia Militar do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
SOUZA. Marcos Santana de.“Sou policial, mas sou mulher": gênero e representações sociais na Polícia Militar de São Paulo. 2014. 254f. Tese (doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo,
