O Trabalho de (RE)Orientação da Gestão Pedagógica no Contexto da EEM Governador Adauto Bezerra
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.7.8318Palabras clave:
resultados educacionais, escola, avaliação, gestãoResumen
Os processos avaliativos e a gestão escolar são temáticas corriqueiras nos debates sobre educação no Brasil. O estudo objetivou responder: como o resultados do SPAECE e o Enem nos 3° anos são utilizados para (re)orientar o trabalho da gestão de uma escola? Essa pergunta está limitada ao contexto de uma escola, situada em Fortaleza-Ceará, a partir de 2012-2018, tornando-se campo desta pesquisa. Adotamos como metodologia o estudo de caso único e a abordagem da pesquisa quanti-qualitativa. Para a fundamentação teórica da pesquisa, utilizamos: Luckesi (2004), Bresser-Pereira (2001); Bonamino e Franco (1999), Paro (2001; 2018), Vidal e Vieira (2011; 2016;), além de dados coletados em sites governamentais, legislações estaduais e federais e documentos oficiais disponibilizados pela escola. Os resultados constatados indicam que objetivo principal do trabalho pedagógico está centrado na aprovação dos alunos no ensino superior; para isso, ele valoriza os resultados obtidos através do Enem, desconsiderando o SPAECE, visto como uma conquista colateral, associando responsabilização com prestação de contas e capacidade de respostas.Por fim, constatou-se que o fortalecimento da visão cidadã é consolidado por experiências colaborativo-agregadoras que provocam o protagonismo juvenil na sistematização dos conhecimentos, dos pensamentos e dos conceitos.
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