Processo de Pacificação em Escolas no Ceará:

estudo de caso da mediação de conflitos

Autores/as

  • César Mateus Lopes de Sales e Silveira
  • Maria Andréa Luz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.3017

Palabras clave:

violência, práticas restaurativas, conflitos, diálogo, coletivo

Resumen

O presente artigo analisa o processo de resolução de conflitos através das práticas restaurativas no ambiente escolar. O tema apresenta relevância em razão do aumento substancial dos atos violentos no interior das escolas e a ineficácia das medidas disciplinares tradicionais. A EEFM General Murilo Borges Moreira (MB) foi o lócus da pesquisa qualitativa no qual foi feito um estudo de caso, foi utilizado a entrevista semi-estruturada, para compreensão dos resultados obtidos na escola após a implementação do Projeto Implementação da Mediação Escolar, parceria esta constituída entre o Ministério Publico do estado do Ceará(MPCE), SEDUCE (Secretaria de Educação do Estado do Ceará) e a Organização Terre des Hommes (TDH).

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Silveira, C. M. L. de S. e, & Silva, M. A. L. da. (2019). Processo de Pacificação em Escolas no Ceará:: estudo de caso da mediação de conflitos. Inovação & Tecnologia Social, 1(1), 132–141. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.3017

Número

Sección

Artigos