O Diretor de Turma e a Gestão Pedagógica nas Escolas Profissionais Inhamuenses

Autores/as

  • Gilmar Pereira Costa
  • Antonio Germano Magalhães Júnior

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.1979

Palabras clave:

política educacional, projeto professor diretor de turma, gestão pedagógica, escola profissional

Resumen

O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) consiste em uma política educacional cearense que busca contribuir para a desmassificação do ensino, atuando em frentes como a redução do abandono e da infrequência e garantia do sucesso escolar. Constitui a organização e funcionamento das escolas estaduais de educação profissional (EEEPs) desde a implantação desta outra política no Ceará. A pesquisa responde à seguinte questão: como o PPDT contribui para a gestão pedagógica da escola? Desta forma, adotamos como objetivo central de analisar como tal política interfere na gestão pedagógica das escolas profissionais situadas no Sertão dos Inhamuns. A investigação é norteada pela abordagem qualitativa e delineada como estudo de caso múltiplo, tendo como loci as escolas profissionais situadas nas cidades de Parambu e Tauá, pertencentes à microrregião citada, e como sujeitos 03 (três) professoras diretoras de turma em cada escola. As técnicas adotadas foram a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. Os resultados indicaram que o projeto contribui positivamente para a gestão pedagógica das escolas profissionais, embora em cada uma das realidades hajam aspectos a serem melhorados em sua estrutura e funcionamento.

 

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Costa, G. P., & Magalhães Júnior, A. G. (2019). O Diretor de Turma e a Gestão Pedagógica nas Escolas Profissionais Inhamuenses. Inovação & Tecnologia Social, 1(1), 15–24. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.1979

Número

Sección

Artigos