A Reciclagem do Lixo Eletronico como Mediador de Inclusão Digital e Educação Ambiental no Centro Cultural Bom Jardim
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.7.8316Palavras-chave:
inclusão digital, educação ambiental, políticas públicas, sustentabilidade, lixo eletrônicoResumo
O objetivo principal deste trabalho foi a investigação sobre a reciclagem do lixo eletrônico como mediador de inclusão digital e educação ambiental no Centro Cultural Bom Jardim, através dos cursos Metareciclar e Resíduo Tecnológico Vira Arte durante os anos de 2016 a 2018. Evidencia, também, as questões relacionadas a sustentabilidade na região do Grande Bom Jardim, tendo como base dos estudos a realização de pesquisas bibliográficas, apresentando os conceitos de inclusão digital e educação ambiental, além de algumas discussões relacionadas ao lixo eletrônico, aos riscos do incorreto descarte de seus resíduos e os problemas que deles resultam, tanto para a saúde humana quanto para o ambiente onde se está inserido. Como objetivos específicos do presente estudo está a descrição da relevância dos cursos ofertados pelo CCBJ como forma de políticas públicas e de que maneira se deu o processo de inclusão digital através da reciclagem e do reuso do lixo eletrônico nas aulas desses cursos. Por último foi traçado uma comparação com o planejado para a implementação dos cursos e o realizado. Por meio de sites, revistas anuais, planos de aula e registros dos diários de aula, assim como o Projeto Político Pedagógico, foi possível uma análise dos resultados que possibilitou uma melhor compreensão acerca dos objetivos alcançados após a implementação desses cursos.
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