As Juventudes e a Educação Profissional no Ceará:

um estudo de caso na EEEP Presidente Roosevelt

Autores

  • João Gutemberg Nobre Simplício Mestre em Planejamento em Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Jeannette Filomeno Pouchain Ramos Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UEC e Professora do Instituto de Humanidade e Letras (IHL) da UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.6.7746

Palavras-chave:

ensino médio, educação professional, educação integral, juventudes

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre a formação educacional de tempo integral como Política Pública, no Estado do Ceará, na EEEP Presidente Roosevelt, e as experiências das juventudes, enquanto cidadãos e agentes sociais ativos no processo de formação educacional. Apontamos que os jovens percebem a qualidade do ensino desenvolvido na referida EEEP, concebendo uma formação para além da técnica. Embora envoltos em mais uma crise estrutural do Sistema Capitalista, em que a situação do desemprego atinge os trabalhadores e reestrutura as relações trabalhistas, os jovens buscam afirmar-se e encontrar caminhos para conquistarem o seu espaço. A escola, na óptica desses jovens, desempenha um papel fundamental no processo.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

Simplício, J. G. N. ., & Ramos, J. F. P. . (2020). As Juventudes e a Educação Profissional no Ceará:: um estudo de caso na EEEP Presidente Roosevelt. Inovação & Tecnologia Social, 2(6), 53–73. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.6.7746

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Artigos